• Carregando...
Institutos dos Advogados do Brasil questionam conduta de Santa Cruz
Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)| Foto: Câmara Municipal do Recife

O Colégio de Presidentes da Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil publicou, nesta quarta-feira (2), uma carta aberta (leia na íntegra) direcionada a Felipe Santa Cruz, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os advogados questionam as manifestações públicas de sua decisão por concorrer ao governo do Rio de Janeiro em 2022 ou ao mandato de senador pelo estado.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Santa Cruz foi convidado por João Doria, governador de São Paulo, a se candidatar pelo PSDB. Mas também existe a possibilidade de filiação ao PSD, partido para o qual migrou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

“Sempre conveniente redizer que o seu compromisso com a Advocacia e sua instituição foi publicamente assumido quando, em março de 2019, deu início ao seu mandato de exatos três anos, sendo que nenhum dos mais de um milhão de advogados supunha que, em meio a ele, pudesse sobrevir interesse público cuja natureza se distancia da necessária isenção ideológica partidária inerente ao exercício da Presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil”.

Os 16 signatários também criticaram a postura partidarista de Santa Cruz, que costuma manifestar abertamente sua visão política – o que, segundo o Colégio de Presidentes, não é aceitável diante do cargo ocupado. “A postura de Vossa Senhora, na condição de Presidente do Conselho Federal, ao não se afastar de maneira categoria dos temas político-partidários, é inaceitável e contraria a história e os princípios basilares de nossa OAB”.

Essa não foi a primeira ação pública de advogados contra a postura de Santa Cruz. Em 28 de abril, o Movimento em Defesa da Advocacia lançou um manifesto contra a politização partidária na diretoria nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O movimento ressaltou que não se tratavam de críticas pessoais, mas sim de uma preocupação quanto aos danos que essa possível candidatura podem representar para a OAB.

Carta aberta contra postura de Santa Cruz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]