• Carregando...

Curitiba – A uma semana do fim da Copa do Mundo de Futebol, o Brasil prepara-se para uma transição. Saem de cena os craques, entram em cena os candidatos. A definição das chapas encerrou-se na última sexta-feira, dia 30 de junho. Oito candidatos estão registrados para a disputa da Presidência da República.

Até o momento as pesquisas eleitorais apresentam dois favoritos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os levantamentos. E, de acordo com o DataFolha, se a eleição fosse hoje, seria reeleito no primeiro turno. A segunda força é o tucano Geraldo Alckmin, que , de acordo com Vox Populi, subiu de 23% para 32% das intenções de voto.

A subida do tucano, segundo os analistas, deve-se a suas inserções na televisão, que ganharam força nas últimas semanas.

Além dos dois favoritos, há o time dos médios, em que se incluem a senadora Heloísa Helena (PSol-AL) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Helena tem entre 6% e 10% nas pesquisas de intenção de voto. Seu crescimento nas pesquisas pode levar Alckmin ao segundo turno. Por outro lado, lideranças petistas entendem que Helena pode ganhar eleitores justamente do tucano.

Já Buarque ainda não conseguiu transformar a boa imagem que obteve como governador do Distrito Federal em votos. O ex-ministro da Educação de Lula não chega a 2% das intenções de voto em Lula e o seu partido, o PDT, já não consegue garantir a mesma capilaridade e presença estadual que tinha nos tempos de Leonel Brizola.

A outra metade dos candidatos está nos chamados partidos nanicos, que precisarão de boas votações regionais para superarem a cláusula de barreira imposta pelo TSE.

Pelo menos um deles,o Partido Social Cristão (PSC) faz jus a fama de partido de aluguel. O PSC pode ser a nova casa do ex-governador carioca Anthony Garotinho que saiu derrotado na disputa por uma candidatura própria no PMDB. Seu ex-secretário de Administração, Rogério Vargas deve funcionar como um alterego de Garotinho no horário político.

A democracia crist㠖 tradicional corrente política na Europa que no Brasil chegou a eleger três governadores de estado, entre eles Jânio Quadros em São Paulo –, terá outro presidenciável. É José Maria Eymael, do Partido da Social Democracia Cristã (PSDC). Ex-deputado federal e advogado, Eymael foi candidato à Presidência em 1989.

Já os outros dois candidatos nanicos podem até ter pouca representação eleitoral, mas trazem nos discursos opostos uma posição ideológica bastante definida. Luciano Bivar, do Partido Social Liberal (PSL), defende a redução da carga tributária, a adoção do imposto único,a redução da máquina estatal e a volta do programa de privatizações. É ainda a favor da pena de morte e da construção de quartéis da Polícia Militar dentro das favelas brasileiras.

No outro lado do campo ideológico, o escritor e jornalista Rui Pimenta, do Partido da Causa Operária (PCO) afirma ser a única candidatura de esquerda do Brasil.

Para Rui, que classifica a chapa de Heloísa Helena como pequeno-burguesa, o salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 1.900,00, haveria reestatização de empresas privatizadas e a reforma agrária seria feita de modo imediato, para se "eliminar o latifúndio por completo".

Todas essas propostas não vão chegar ao público de cara. A propaganda eleitoral tem início na quinta-feira, dia 06 de julho. E para, serem homologados como candidatos, toda documentação deve ser apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral, no dia 5 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]