• Carregando...

O candidato ao governo do estado pelo PDT, o senador Osmar Dias anunciou na tarde desta segunda-feira o nome de Derli Donin (PP) como vice-governador em sua chapa.

Donin é engenheiro civil, tem 48 anos e por duas vezes foi prefeito de Toledo, região Oeste do Paraná. De acordo com a assessoria de Dias, a escolha foi feita em parceria com os oito partidos que compõem a aliança com o PDT – PTB, PP, PSB, PTC, Prona, PMN, PTN e PTdoB.

A escolha por Donin seria uma homenagem do candidato do PDT à gestão moderna que o ex-prefeito exerceu durante os dois mandatos frente à prefeitura de Toledo.

O anúncio do vice de Osmar foi feito dois dias antes de expirar o prazo para o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) - na quarta-feira.

Indecisão no PMDB

Definida a chapa do PDT, resta ainda o nome do candidato a vice na chapa do governador Roberto Requião (PMDB). O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), informou à reportagem da Gazeta do Povo nesta segunda, que desistiu de entrar na Justiça, pelo menos até o pronunciamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Brandão espera que o TRE valide a coligação aprovada em votação durante a convenção do partido. As atas das convenções, tanto dos tucanos quanto do PMDB, ratificam a aliança e devem ser registrada no TRE até as 19h desta quarta-feira. A ata do PMDB será registrado com o nome de Requião (PMDB) para o governo do estado e de Hermas Brandão (PSDB) para vice.

O deputado Hermas Brandão diz que está tranqüilo por ter certeza que a chapa será registrada sem empecilhos no TRE já que a convenção estadual decidiu pela coligação.

Caso o TRE se pronuncie contrário à aliança, Brandão deve entrar na Justiça Comum em Brasília para garantir o que foi votado durante a convenção, ou seja, seu nome como vice na chapa de Requião. E desta maneira derrubar a decisão do presidente nacional do partido, Tasso Jereissati, que vetou a coligação estadual entre os tucanos e o PMDB.

TRE deve recusar aliança

A carta do diretório nacional do PSDB anulando a decisão estadual do partido de coligar com o PMDB foi entregue ao TRE e deve chegar nesta terça-feira às mãos do presidente, Clotário de Macedo Portugal Neto.

De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, com essa carta, a coligação deve ser anulada e a chapa conjunta, rejeitada. Pela legislação eleitoral, uma decisão da convenção nacional é superior à convenção estadual, o que dá o direito ao diretório nacional anular a deliberação regional.

Candidatos

Ao todo, oito candidatos disputarão a eleição para o governo do Paraná. Além de Requião e Osmar Dias, pleiteiam o cargo Flávio Arns (PT, PL, PC do B e PRB), Rubens Bueno (PPS e PFL), Melo Viana (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol, PSTU e PCB), Luiz Adão Marques (PSDC) e Ana Lúcia Pires (PRTB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]