Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte público

PAC vai agilizar acesso a aeroporto

PAC da Mobilidade vai melhorar o trânsito até o Aeroporto Afonso Pena e aumentará chances de a cidade entrar na Rede Integrada de Transporte

Há sete meses o estado entregou à prefeitura de São José  o novo terminal de ônibus, que só entrou em operação em janeiro | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Há sete meses o estado entregou à prefeitura de São José o novo terminal de ônibus, que só entrou em operação em janeiro (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)
Confira quais obras serão realizadas para integrar São José dos Pinhais |

1 de 1

Confira quais obras serão realizadas para integrar São José dos Pinhais

O governo federal deve investir R$ 138,9 milhões do PAC da Mobilidade, ou PAC da Copa, para revitalizar a Avenida das Torres e reformar a Avenida Marechal Floriano Peixoto, construindo uma canaleta exclusiva para integrar o Terminal do Boqueirão ao novo terminal urbano de São José dos Pinhais. A meta com essas duas obras é melhorar a ligação do centro de Curitiba com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, facilitando os deslocamentos dos turistas e equipes esportivas que virão para a Copa de 2014. Porém, a população das duas cidades pode ter um ganho extra além da melhoria viária: a integração das linhas de ônibus de São José com a Rede Integrada de Transporte (RIT).

Até a metade deste ano, representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) devem se reunir com o prefeito Ivan Rodrigues (PTB) e com técnicos da prefeitura de São José dos Pinhais para explicar os detalhes do projeto (veja infográfico) e tentar seduzir a cidade pertencer à rede integrada. O problema é que desde 1993, quando a RIT começou a operar, São José nunca aderiu por considerar caro e pouco interessante para o município (veja matéria nesta página).

Ao integrar a RIT, uma cidade contribuiu financeiramente para o sistema. A previsão é de que São José dos Pinhais deva pagar cerca de R$ 700 mil se aderir à ideia. Por outro lado, a população da cidade poderá circular em qualquer região de Curitiba sem precisar pagar duas passagens, podendo voltar de Curitiba para São José também com uma única tarifa. Atualmente, quem sai dessa cidade da região metropolitana tem três opções para chegar a Curitiba, e todas implicam no pagamento de uma segunda passagem.

Uma das opções é pegar um ônibus dentro de São José ir até o centro, pagar uma nova passagem e entrar no ligeirinho Barreirinha/São José, que a partir dali é integrado à RIT. Outra alternativa é ir até o Terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba, onde não existe integração com linhas de Curitiba. Por fim, há a possibilidade de ir de ônibus até a rua lateral do terminal do Boqueirão, pagar nova passagem e utilizar as linhas que ali tenham ponto.

Negociação

O diretor presidente da Comec, Gil Polidoro, afirma que a intenção é criar no mínimo três linhas novas em São José dos Pinhais. Uma sairá do aeroporto em direção ao centro de Curitiba pela Avenida das Torres, mais ou menos no atual trajeto do ligeirinho que passa pelo aeroporto. Outra linha sairá do aeroporto até o novo terminal de passageiros de São José dos Pinhais, entregue pelo governo do estado à prefeitura da cidade no início de julho e que ainda não está operando (leia matéria nesta página). Uma terceira linha sairá do terminal metropolitano até o terminal do Boqueirão, em Curitiba, com circulação exclusiva em canaleta.

Polidoro explica que a integração realmente acontecerá se a prefeitura de São José dos Pinhais direcionar as linhas urbanas da cidade para o novo terminal e aceitar integrar a RIT, o que possibilitará aos passageiros trocar de ônibus dentro do terminal sem pagar uma nova passagem. "As demais integrações [além da linha do aeroporto] têm de ser estabelecidas pelo município", diz o dirigente.

* * * * * * * * * * * * * * * *

Interatividade

Você acha que São José dos Pinhais deve se incorporar à RIT? Por quê?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.