Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
denúncia

Paciente pode procurar CRM ou MP

O diretor do Conselho Regional de Medicina (CRM) em Londrina, Álvaro Luiz de Oliveira, diz que o paciente que crê ter sido vítima de erro médico pode recorrer ao CRM ou ao Ministério Público. Segundo o médico, em cerca de 80% das denúncias, na verdade houve problema na comunicação. "A maior parte das queixas está ligada à deterioração na relação médico-paciente. Em alguns casos o paciente não foi informado corretamente sobre os procedimentos e acredita que houve erro", explica.

As penalidades por parte do CRM, em caso de erro médico, podem ir de advertência interna e pública até cassação de registro profissional. Procedimentos judiciais cabem ao Ministério Público. "O CRM é uma autarquia federal, não há corporativismo. O conselho investiga se há erro e também o comportamento moral. Quem defende o médico são os sindicatos e as associações", diz Oliveira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.