Celso Pianu afirma que sua igreja tem sede em Colombo, mas há outras paróquias em Fazenda Rio Grande e Piraquara. São as três cidades onde o padre Roque Wendt, excomungado em 2003 pelo então arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto, tem uma igreja dissidente. Dom Pedro, agora arcebispo emérito, não comenta mais o assunto. Em um artigo publicado na Gazeta do Povo em março de 2003, ele contou os motivos que levaram ao desligamento do padre Roque.
Wendt foi nomeado pároco em Piraquara em 1992 e transferido para Fazenda Rio Grande em 2001. De acordo com um paroquiano de Piraquara que não quis se identificar, o padre criou conflitos, incitou pessoas contra o arcebispo e levou consigo seguidores quando mudou de cidade. Dom Pedro conta que, em janeiro de 2002, Wendt rompeu o silêncio de um ano que havia prometido adotar e deixou o sacerdócio. Apesar disso, pouco depois apareceu rezando missa em um canal católico de televisão.
Wendt fundou a Igreja Católica Carismática e, em 19 de janeiro de 2003, recebeu a ordenação episcopal por um bispo da Igreja Católica Ortodoxa Grega, alegou à época e teve sua excomunhão declarada por dom Pedro. De acordo com as fontes ouvidas pela Gazeta do Povo, Wendt passou a ordenar padres. "Eram pessoas da comunidade, inclusive pessoas casadas", afirma o paroquiano, segundo o qual às vezes Wendt se desentende com aqueles que ordenou. Os entrevistados acreditam que Pianu seja uma das pessoas ordenadas pelo padre Roque, mas não foi possível comprovar o vínculo entre eles devido à recusa de Pianu em falar à reportagem. (MAC)



