Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
campos gerais

Pais protestam contra fim de convênio entre prefeitura e creches em Ponta Grossa

 | Gisele Barão/Gazeta do Povo
(Foto: Gisele Barão/Gazeta do Povo)

Dezenas de pais e responsáveis fizeram uma manifestação na Praça Barão de Guaraúna, no centro de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e seguiram até a prefeitura na tarde desta quinta-feira (14). Eles pedem que a gestão municipal reavalie a decisão de encerrar o convênio com três Centros de Educação Infantil (CEI), localizados no Jardim Maracanã, na Vila Vicentina e na Vila Maria Otília.

Segundo a prefeitura, a decisão de encerrar o repasse de verbas para manutenção das creches segue uma determinação do Ministério Público. Com a medida, as crianças matriculadas nessas instituições serão transferidas para Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas mesmas regiões, que atendem crianças de 1 a 5 anos. A Secretaria Municipal de Educação prevê uma economia anual de aproximadamente R$ 850 mil com a medida, que, segundo o órgão, é um recurso que pode ser aplicado em projetos educacionais.

Os pais têm realizado reuniões e abaixo-assinados para tentar reverter a situação. Uma das reclamações é a distância dos CMEIs para onde as crianças serão transferidas. A aposentada Alverina de Souza tem um bisneto matriculado na CEI Lar Feliz e trabalhou por 10 anos na instituição. Para ela, a prefeitura deve ouvir a população antes de optar pelo fim da parceria. “Meus filhos e netos foram criados na creche. As crianças se acostumaram, querem ficar ali. Alguns pais vão ter que começar a pagar vans para o transporte”, diz. Com um filho de quatro anos matriculado na mesma CEI, Luciano Hass soube da transferência no mês passado. “São dois quilômetros mais longe. E o CMEI ainda não está pronto, as obras estão paradas”, reclama.

Os 70 alunos do CEI Sagrados Corações, no Jardim Jacarandá, serão transferidos para o CMEI Marjorie Emílio de Jesus. Cerca de 90 crianças do CEI Lar Feliz, na Vila Vicentina, vão para o CMEI Oracy Pedroso Chiconato. E 48 crianças do CEI Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Maria Otília, serão atendidas pelos CMEIs Diva Alves e Petrônio Fernol.

Em nota, a secretaria destacou que os CMEIs têm estrutura física para atender às crianças. As aulas nos CMEIs devem começar em 15 de fevereiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.