i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
recorde

Panetone gigante de 330 quilos será produzido em Colombo para bater recorde mundial

Alimento será produzido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep). O objetivo é entrar novamente para o Guinness Book

  • PorFernanda Leitóles
  • 27/11/2009 14:59
Recorde do maior pão do mundo pertence ao Sipcep | Sipcep
Recorde do maior pão do mundo pertence ao Sipcep| Foto: Sipcep

Confira a receita completa do panetone gigante:

- 36 kg de frutas;

- 36 kg de uvas;

- 30 kg de açúcar;

- 6,3 kg de fermento;

- 45 litros de água;

- 18 kg de margarina;

- 1.350 g de sal;

- 600 g de essência;

- 1.200 ovos (gemas);

- 135 kg de farinha de trigo;

- 150 g de lecitina de soja.

Um panetone de 330 quilos será produzido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep) na segunda-feira (30), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, por 25 profissionais da área de panificação. O objetivo é entrar novamente para o Guinness Book.

O recorde anterior foi um panetone de 280 quilos, segundo informações repassadas pelo Guinness ao Sipcep. O sindicato do Paraná já tem o recorde do maior pão do mundo, que pesava 1.571,25 kg e foi alcançado em 13 de novembro de 2008.

A pesagem será feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e será certificado por representantes do Guinness Book. Depois disso, metade do alimento será doado ao Pequeno Cotolengo do Paraná e a outra metade distribuída para a população, a partir das 15h30 da segunda-feira, na Travessa Pedro Pok, 363 (na chácara da Nomax Brasil), em Colombo.

De acordo com o presidente da Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, será um grande desafio para a produção do panetone gigante, pois cuidados especiais precisarão ser tomados. Um forno especial com a dimensão de 2,20 x 2,00m está sendo construído. A produção começará por volta das 4h30 e a previsão é de que o panetone ficará pronto por volta das 15h30. Quatro massas com cerca de 80 quilos serão produzidas e unidas no momento de assar. "A fermentação e a quantidade de água serão diferentes, pois as massas serão preparadas separadamente e depois colocadas na mesma forma", explicou Gonçalves. Um guincho manual será utilizado para colocar o panetone no forno e a previsão é de que demore entre três e quatro horas para assar.

Para se ter uma ideia da quantidade de ingredientes, serão utilizados 135 quilos de farinha de trigo; 45 litros de água e 1.200 gemas de ovo, entre outros ingredientes.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.