• Carregando...
Quem provou aprovou o sabor do pão gigante | Valterci Santos
Quem provou aprovou o sabor do pão gigante| Foto: Valterci Santos

Centenas de pessoas começaram a receber os primeiros pedaços do pão gigante, produzido e distribuído no bairro Campo do Santana, em Curitiba, às 16 horas desta quinta-feira. Segundo Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação do Paraná e organizador do evento, o pão foi dividido em partes, pesado e distribuído. Quem estava no barracão da Cerâmica GAI, na Rua Delegado Bruno de Almeida, 5.640, local da fabricação, sentiu o calor dos fornos quando foram abertos.

De acordo com Gonçalves, o produto deve ser totalmente doado até as 18 horas. Cerca de 300 pessoas enfrentavam fila para conseguir um pedaço do produto que pode entrar para o livro dos recordes como o maior pão do mundo. A estimativa é que ele pese 1,5 toneladas. Pessoas que estavam no local aprovaram o sabor do alimento.

Uma equipe de 30 pessoas trabalha desde as 7 horas na fabricação. Para a massa foram utilizados mil quilos de farinha de trigo, 1.440 ovos, 40 quilos de fermento, 100 quilos de açúcar, 20 quilos de sal, 40 quilos de margarina, 40 quilos de leite em pó, dois quilos de lecitina de soja, dois quilos de extrato de malte, quatro litros de azeite de oliva e 320 litros de água. Apenas para untar a forma, foram 20 quilos de banha.

Parte da massa será destinada às crianças do Pequeno Cotolengo e do Lar Moisés, de Curitiba. Todo o processo está sendo acompanhado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Representantes do Guinness World Records também estão no local. Segundo o Guinness, o atual recorde pertence a um grupo que produziu um pão de 1,1 tonelada, em 2001, na Polônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]