• Carregando...
Vídeo | TV Paranaense
Vídeo| Foto: TV Paranaense

Guaratinguetá (SP) – Durante o encontro com dependentes químicos na Fazenda da Esperança, na zona rural de Guaratinguetá (a 176 km de São Paulo), o Papa Bento XVI afirmou ontem que os traficantes de drogas terão de responder a Deus pelos seus atos. "Digo aos que comercializam drogas que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus vai-lhes exigir satisfações", afirmou. Para o Pontífice, "a dignidade humana não pode ser espezinhada desta maneira". O Papa discursou durante encontro com os recuperandos – como são chamados aqueles que aderem ao programa de recuperação da fazenda – na manhã de ontem.

Atualmente, cerca de 1.800 pessoas entre 15 e 60 anos passam por tratamentos das fazendas da esperança (42 centros no Brasil e no exterior), 300 delas só nos três centros estabelecidos Guaratinguetá.

O Papa lembrou a grande quantidade de dependentes de drogas no Brasil e na América Latina. "O Brasil possui uma estatística, das mais relevantes, no que diz respeito à dependência química de drogas e entorpecentes. E a América Latina não fica atrás."

A fórmula para a cura da dependência foi novamente declarada pelo Pontífice. "Mediante uma terapia, que inclui a assistência médica, psicológica e pedagógica, mas também muita oração, trabalho manual e disciplina, já são numerosas as pessoas, sobretudo jovens, que conseguiram livrar-se da dependência química e do álcool", afirmou. Bento XVI concluiu que "não basta curar o corpo, é preciso adornar a alma".

Em seu primeiro discurso em Guaratinguetá, o Papa Bento XVI criticou a "sociedade consumista" e pediu, em referência ao nome da fazenda que visita, que os jovens "não percam a esperança".

Ele falou ainda sobre a necessidade de apoio às pessoas que têm problemas com drogas e álcool e lembrou das dificuldades que passam os pais de jovens com dependência química.

O Papa elogiou o esforço da Fazenda da Esperança, onde há um "trabalho árduo da medicina e da laborterapia para vencer as prisões e quebrar os grilhões das drogas que fazem sofrer os filhos amados de Deus."

Bento XVI lembrou ainda dos pais e das mães dos dependentes químicos. "A dor do crucificado, que atravessou a alma de Maria ao pé da cruz, consola tantos corações maternos e paternos que choram de dor por seus filhos ainda dependentes de drogas."

Música

Cerca de 2 mil jovens receberam o Papa Bento XVI com muita música e canções. O Pontífice também deu uma bênção na primeira igreja dedicada a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Alguns políticos acompanharam a visita de Bento XVI à Fazenda Esperança. Estiveram no local os governadores José Serra (SP), Eduardo Braga (AM), Yeda Crusius (RS), Marcelo Miranda (TO) e Teotônio Vilela Filho (AL).

Para receber o Papa, a Fazenda Esperança ganhou um heliponto, um palco, novas casas para hospedar os bispos e uma igreja. Segundo o frei alemão Hans Stapel, fundador e responsável pela fazenda, foram gastos R$ 3,5 milhões nas construções.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]