• Carregando...
 | Lineu Filho/Gazeta do Povo
| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou, nesta sexta-feira (30), o 2° boletim de balneabilidade da temporada 2016/2017. Dos 49 pontos monitorados na orla do estado, um é considerado impróprio para banho. Trata-se da Ponta da Pita, em Antonina. O resultado destas análises é o mesmo do que o divulgado na semana passada.

No total, o IAP monitora 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Neste ano, o instituto mudou o formato de divulgação dos dados, incorporando pontos de rios, canais e galerias pluviais. Por isso, há o monitoramento de dez pontos que sempre estão impróprios para banho por terem alta concentração de coliformes fecais.Até o verão passado, esses pontos ficavam no rodapé do boletim sem serem incorporados à lista divulgada pelo instituto.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o mapa da balneabilidade também não mudou em relação à semana passada. Mas isso porque a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) não divulgou, nesta sexta, o 5º relatório da qualidade das praias catarinenses.

Veja o mapa da balneabilidade de SC da semana passada

É que, segundo o órgão, a fundação evita fazer as coletas na última semana de cada ano por questões de logística. “O tempo de transporte da amostra da praia até o laboratório da Fatma, em Florianópolis, que em algumas situações pode levar até seis horas, interfere no resultado”, diz a nota. Durante todo ano, laboratórios parceiros no Sul e no Norte do estado auxiliam nas análises realizadas pela Fatma, mas, nesta semana, os espaços estão de recesso. Conforme o órgão, as próximas coletas e análises serão feitas nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro.

A qualidade nas praias do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]