• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo

Oitenta e duas meninas de 9 anos devem ser vacinadas contra o HPV no Paraná em 2016. Essa é a meta do Ministério da Saúde, que iniciou neste mês a campanha de mobilização para conscientizar sobre a importância da vacina. A adesão à vacinação contra HPV caiu em 2015, segundo ano de distribuição da vacina. No Paraná, apenas 72,4% das jovens que tinha direito a ser imunizadas procuraram as unidades de saúde para receber a dose no ano passado.

Disponível durante todo o ano no sistema público de Saúde, a vacina contra HPV passou a ser feita em duas doses neste ano, com um intervalo de seis meses entre a primeira aplicação e a segunda. Até 2015, eram feitas três doses da vacina. Mas estudos já comprovam que apenas duas bastam para garantir a imunidade.

A batalha agora é conseguir que as jovens que receberam a primeira aplicação voltem para a segunda. De acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, sem a aplicação das duas doses, a imunidade contra a infecção não está garantida.

Segundo Crivello, mesmo quem já ultrapassou o intervalo de seis meses, pode procurar uma unidade de saúde e receber a segunda dose sem problemas. “O importante é dar sequência ao esquema vacinal. Também é interessante levar a carteira de vacinação da adolescente para atualizar outras vacinas que estejam atrasadas”, comenta Crivellaro, que garante que a vacina é segura.

A vacina

Disponível desde 2014 no SUS, a vacina contra HPV reduz em até 80% as chances de desenvolver lesões que evoluem para o câncer no colo do útero. Por isso, ela entra como uma ferramenta na política de prevenção do câncer de colo do útero, quarto câncer que mais mata as mulheres brasileiras.

Nos últimos três anos, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,1 bilhão para a compra de 32 mil doses do imunizante, que é produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o Laboratório MSD. A vacina é quadrivalente, protegendo contra quatro subtipos do vírus – o 16 e o 18, que evoluem com mais frequência para o câncer, e o 6 e 11, mais relacionados ao aparecimento de verrugas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]