• Carregando...
O panetone assou normalmente, ficou saboroso e todo processo foi feito no mesmo dia, mas não poderia ter rachado | Antônio Costa / Agência de Noticias Gazeta do Povo
O panetone assou normalmente, ficou saboroso e todo processo foi feito no mesmo dia, mas não poderia ter rachado| Foto: Antônio Costa / Agência de Noticias Gazeta do Povo
  • Uma nova tentativa poderá ser feita em 15 de dezembro

O maior panetone do mundo foi feito no Paraná nesta segunda-feira (30), mas não entrou para o Guinness Book porque o alimento rachou. Essa foi a única exigência que não conseguiu ser cumprida pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep). O panetone produzido em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, pesou 346,4 kg e superou até mesmo a expectativa dos organizadores, que era de que tivesse 330 quilos. O atual recorde homologado é da Romênia, que produziu um panetone de 281 quilos.

De acordo com o Sipcep – produtor do alimento – o panetone cumpriu as demais exigências - assou normalmente, ficou saboroso e todo processo foi feito no mesmo dia -, mas não poderia ter rachado. Ele também chegou a ser pesado pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) .

Para o presidente da Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, a ansiedade pode ter atrapalhado a produção do alimento. Isso porque a hipótese que foi levantada para a quebra do alimento foi a de que o forno foi aberto antes da hora na primeira checagem, quando se verificava se estava assando normalmente. "Nesse momento a massa deve ter amolecido e por isso quebrou. Temos que aprender com os nossos erros e faremos outra tentativa", lamentou Gonçalves. Com isso, o Sipcep permanece apenas com um recorde do Guinness Book. Fabricou o maior pão do mundo – de 1.571,25 kg - em 13 de novembro de 2008.

Inicialmente a data da nova tentativa será 15 de dezembro. Porém, a fabricação do panetone dependerá da autorização do Guinness Book para a quebra do recorde, visto que deve enviar representantes para fazer a homologação.

Produção

A massa começou a ser preparada por volta das 4h30 e às 8h30 foi colocada na forma para crescer. O panetone foi para o forno por volta das 10h30 e a previsão inicial era de que ficasse pronto por volta das 15h30. Entretanto, houve um problema com o forno e o alimento ficou pronto por volta das 17h30.

Depois disso, foi pesado pelo Ipem e passou a ser distribuído para a população que foi até Colombo conferir a tentativa, na Rua Travessa Pedro Pok, 363 (na chácara da Nomax Brasil). Metade do panetone foi doado ao Pequeno Cotolengo do Paraná e a outra metade estava sendo distribuída no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]