• Carregando...

Umuarama, Guarapuava e Campo Mourão, no Paraná, estão entre os 42 municípios brasileiros pré-selecionados para receberem cursos particulares de Medicina até 2017. A lista com as cidades foi divulgada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União e contempla um dos pilares do programa federal Mais Médicos, que, além de trazer profissionais estrangeiros para o país, quer dobrar o ritmo de criação de vagas de graduação em Medicina nos próximos cinco anos.

O edital para que os municípios se inscrevessem no programa foi lançado em outubro. No total, 154 prefeituras encaminharam a documentação ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a implantação dos cursos - a seleção atingiu municípios com mais de 70 mil habitantes e que não tinham curso de Medicina em seu território. Atualmente, conforme o MEC, 11 instituições de ensino oferecem a graduação no Paraná, em seis cidades: Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Francisco Beltrão.

A seleção final com os municípios habilitados - as cidades não contempladas poderão entrar com recursos nesta semana - será divulgada no dia 18 de dezembro. Somente a partir desta data um novo edital será publicado, desta vez para selecionar instituições de ensino interessadas a atuar nestes locais. Conforme o MEC, a intenção é abrir 3 mil vagas de graduação em Medicina nas cidades pré-selecionadas. Outras 8 mil vagas devem ser disponibilizadas nos próximos anos, incluindo a abertura de cursos por meio de universidades públicas.

Ao fim, a intenção do governo federal é, com a vinda de profissionais estrangeiros e o reforço na formação profissional, tentar se aproximar da taxa de 2,7 médicos por mil habitantes registrada hoje no Reino Unido, que, depois do Brasil, possui o maior sistema de saúde pública orientado na educação básica. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, a razão no Brasil é de 1,8 médico por mil habitantes – embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) apresente o número de 2 profissionais por mil habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]