• Carregando...

Um paranaense de 16 anos está entre os vencedores da vigésima-sétima edição do Prêmio Jovem Cientista, anunciado nesta terça-feira (19) em Brasília. Breno de Mello Dal Bianco conquistou o 3º lugar na categoria estudante de ensino médio, na qual concorreram 2.541 alunos de todo o país. A 1ª colocação do grupo ficou com um estudante do Pará, e a 2ª com uma aluna de Minas Gerais.

Dal Bianco é estudante do segundo ano do ensino médio no Colégio Bom Jesus, em Curitiba. Sob orientação de seu professor de biologia, Cornélio Schwambach, ele disputou a premiação nacional com a pesquisa "Dessalinização a partir de destilador solar".

A técnica do estudo consiste, basicamente, em retirar o sal de água salobra utilizando ferramentas recicláveis e energia solar, o que diminui o custo do processo. "É o mesmo processo de um destilador, evaporo a água e condenso em outro lugar. Mas uso espelhos para fazer o sol refletir e aquecer e evaporar a água", explica o aluno.

O professor conta que a proposta é viável principalmente para algumas regiões do nordeste do país, onde há muita água salobra que poderia ser aproveitada para consumo. O diferencial do trabalho de Breno é que a aplicabilidade do trabalho tem um custo baixo, já que usa materiais recicláveis e energia solar – renovável e não poluente.

"Se adaptarmos a potabilidade, [a água] pode inclusive ser usada em consumo imediata. Agora, da forma como propomos, já pode ser usada na irrigação, por exemplo", relata Schwambach.

O objeto do estudo do paranaense leva em conta a abordagem do concurso deste ano, que trabalhou o tema "Água: desafios da sociedade". O assunto, conforme explicou a organização do concurso, reflete uma preocupação mundial com a conservação e o uso eficiente da água, que se torna cada vez mais ameaçada pelo desperdício e a poluição.

Além de ter seu esforço reconhecido, Dal Bianco - que já pensa em seguir a carreira de cientista - levou para casa um notebook, prêmio que também foi recebido pelo seu orientador e pelo Colégio Bom Jesus. O aluno deve viajar a Brasília para receber o prêmio no próximo mês.

Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. No concurso, quatro categorias são premiadas: Mestre e Doutor, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Há ainda um prêmio de Mérito Científico para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição.

Este ano, o concurso abordou o tema Água: desafios da sociedade, que reflete uma preocupação mundial com a conservação e o uso eficiente da água, que se torna cada vez mais ameaçada pelo desperdício e a poluição. Nesta edição, o prêmio bateu um novo recorde de inscrições: foram 3.226 trabalhos, incluindo todas as categorias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]