• Carregando...
Seis escolas do grupo especial se apresentam em Paranaguá | Divulgação/Prefeitura Municipal de Paranaguá
Seis escolas do grupo especial se apresentam em Paranaguá| Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Paranaguá

Programação

Confira a que horas cada escola de samba do grupo especial de Paranaguá entrará na avenida e o enredo que irá apresentar. Neste ano, cada escola terá 50 minutos para desfilar:

Jardim Santa Rosa: Mocidade canta e conta a história do vidro. Desfile: 21h

Leão da Estradinha: Amanhece, anoitece e o tempo permanece. ­Desfile: 22h

Acadêmicos do Litoral: ­A verde e rosa acredita em previsões. Desfile: 23h

Unidos da Ponta do Caju: Sou filho da minha mãe África e do meu pai Brasil. Desfile: Meia-noite

Filhos da Gaviões: Meus inimigos não me atingirão, andarei vestido e armado com as armas de Jorge. Desfile: 1h

União da Ilha: Milênios de Cultura e Sabedoria, China um império ao centro do mundo. Desfile: 2h

Arquibancadas montadas, baterias ensaiadas, alegorias e fantasias prontas. Paranaguá festeja neste domingo o carnaval 2015 com o desfile das seis escolas de samba que compõem o grupo especial. A expectativa da prefeitura da cidade é receber um público maior que o do ano passado. Em 2014, cerca de 100 mil pessoas acompanharam a folia na cidade.

Para garantir a segurança do público, as polícias Militar e Civil estarão trabalhando em conjunto com os órgãos municipais de segurança. A PM vai distribuir pulseirinhas para a identificação das crianças. Menores de idade só poderão acompanhar os festejos se estiverem com pais ou responsáveis.

A previsão é que a primeira escola entre na avenida por volta das 21 horas. A sequência de desfiles só deve ser encerrada lá pelas 3 horas da madrugada, com a entrada da última escola a se apresentar .

Fandango

Para quem prefere festejar o carnaval de forma mais tradicional, a cultura caiçara oferece uma segunda opção de diversão para os foliões: os bailes de fandango. Simbólicas no município, as apresentações que acontecem aos sábados no Mercado do Café vão ganhar datas extras. Na segunda-feira e na terça-feira, a partir das 22 horas, os bailes serão abertos ao público e a entrada será gratuita.

Boi de Mamão

Para as crianças, uma opção é a apresentação do Boi Mamão – que acontece no dia 17 de fevereiro, a partir das 16h, na Praça 29 de Julho. A entrada é gratuita.

A encenação sobre a ressurreição de Mateus – e não do Boi, como é comum nos autos de ressurreição – é uma brincadeira tradicional "que pode ser definida como um teatro interativo", explica o mestre fandangueiro Aorélio Domingues, do grupo Mandicuera.

"As brincadeiras são de jogar água, passar tinta no rosto", conta Aorélio. Trata-se de uma comédia que envolve o público, denominada pelos participantes de "um auto brincante".

Barracão

Escolas de samba programam protesto para depois do desfile

As escolas de samba de Paranaguá preparam um protesto para depois dos desfiles de 2015. Elas reinvindicam a construção de um barracão municipal onde possam armazenar as alegorias e ministrar oficinas durante todo o ano.

Segundo informações da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá , uma área ao lado da piscina olímpica, no bairro Ponta do Caju, foi desapropriada em 2008 pelo prefeito da época para que o espaço fosse construído. Sete anos depois, o local continua intacto. "Depois do desfile, todo os carros [alegóricos] serão levados pra lá. Se acharem que ali não é o local apropriado, então terão que providenciar um espaço adequado", afirma Júlio Cesar Mariano, presidente da Associação da Escolas de Samba de Paranaguá.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierres Junior, informou que o município está realizando um estudo para definir o local de implantação do barracão, mas que ainda não tem definições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]