Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Possível desabamento

Parede de prédio da Renascer está nivelada, diz Defesa Civil

Parte da estrutura que ameaçava desabar foi retirada neste domingo. Trabalhos serão retomados na segunda-feira

Funcionários da empresa responsável pela demolição do templo da Renascer no Cambuci, na Zona Sul de São Paulo, conseguiram nivelar neste domingo (25), a parede lateral do prédio, segundo a Defesa Civil. O telhado do tempo desabou no domingo (18), mantando nove pessoas.

De início, não havia previsão de trabalho neste domingo, mas a continuidade do risco de parte da parede desabar sobre as casas da vila ao lado do imóvel obrigou a empresa a nivelar a estrutura com urgência. Às 11h30, o problema foi resolvido e o serviço do dia estava terminado.

"A parede, agora, está alinhada, mas as casas continuam interditadas", disse Orlando Rodrigues Camargo Filho, coordenador da Defesa Civil. Para realizar o nivelamento, os funcionários da empresa prenderam um cabo de aço na parede e puxaram a estrutura para dentro. Nenhum destroço caiu sobre as casas.

Imprevistos

A demolição do prédio começou efetivamente no sábado (24) e chegou a ser interrompida ainda no fim da manhã, porque o muro cedeu ainda mais. A empresa contratada para fazer a demolição decidiu, então, amarrar cabos de aço e escorar o muro para dentro do terreno da igreja, como forma de evitar que ele desabasse sobre as casas vizinhas, que estão interditadas desde o dia do acidente.

Os cabos de aço chegaram no meio da tarde. Uma porta de emergência do templo foi derrubada para facilitar a operação de escoramento com os cabos. Antes de o muro ceder pela manhã, funcionários da demolidora chegaram a derrubar parte da construção com a ajuda de marretas, picaretas e até com as mãos.

Oito residências e parte de um comércio nos fundos do templo estão interditados pela Defesa Civil. Os imóveis apenas serão liberados depois que a inclinação do muro for corrigida.

Imagens exclusivas

Na sexta-feira (23), o Jornal Nacional teve acesso às imagens de uma câmera de segurança que registrou a tragédia na Igreja Renascer em Cristo. O equipamento estava instalado na parede do fundo, sobre o altar e mostra as fileiras do meio para a frente do templo. A gravação começa no fim de um dos cultos de domingo passado (18).

No início das imagens, a igreja está lotada. No altar, um pastor. O culto termina. Algumas crianças vão para o altar enquanto os outros fiéis deixam a igreja pelas portas laterais. De repente, o teto vem abaixo de uma só vez e uma nuvem de poeira sobe.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.