• Carregando...

Funcionários da empresa responsável pela demolição do templo da Renascer no Cambuci, na Zona Sul de São Paulo, conseguiram nivelar neste domingo (25), a parede lateral do prédio, segundo a Defesa Civil. O telhado do tempo desabou no domingo (18), mantando nove pessoas.

De início, não havia previsão de trabalho neste domingo, mas a continuidade do risco de parte da parede desabar sobre as casas da vila ao lado do imóvel obrigou a empresa a nivelar a estrutura com urgência. Às 11h30, o problema foi resolvido e o serviço do dia estava terminado.

"A parede, agora, está alinhada, mas as casas continuam interditadas", disse Orlando Rodrigues Camargo Filho, coordenador da Defesa Civil. Para realizar o nivelamento, os funcionários da empresa prenderam um cabo de aço na parede e puxaram a estrutura para dentro. Nenhum destroço caiu sobre as casas.

Imprevistos

A demolição do prédio começou efetivamente no sábado (24) e chegou a ser interrompida ainda no fim da manhã, porque o muro cedeu ainda mais. A empresa contratada para fazer a demolição decidiu, então, amarrar cabos de aço e escorar o muro para dentro do terreno da igreja, como forma de evitar que ele desabasse sobre as casas vizinhas, que estão interditadas desde o dia do acidente.

Os cabos de aço chegaram no meio da tarde. Uma porta de emergência do templo foi derrubada para facilitar a operação de escoramento com os cabos. Antes de o muro ceder pela manhã, funcionários da demolidora chegaram a derrubar parte da construção com a ajuda de marretas, picaretas e até com as mãos.

Oito residências e parte de um comércio nos fundos do templo estão interditados pela Defesa Civil. Os imóveis apenas serão liberados depois que a inclinação do muro for corrigida.

Imagens exclusivas

Na sexta-feira (23), o Jornal Nacional teve acesso às imagens de uma câmera de segurança que registrou a tragédia na Igreja Renascer em Cristo. O equipamento estava instalado na parede do fundo, sobre o altar e mostra as fileiras do meio para a frente do templo. A gravação começa no fim de um dos cultos de domingo passado (18).

No início das imagens, a igreja está lotada. No altar, um pastor. O culto termina. Algumas crianças vão para o altar enquanto os outros fiéis deixam a igreja pelas portas laterais. De repente, o teto vem abaixo de uma só vez e uma nuvem de poeira sobe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]