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Passageiros do voo JJ-8079, que partiu de Nova York para o Rio, na sexta-feira passada, dia 16, acusam a TAM de ter servido refeições com validade vencida. Algumas embalagens traziam a informação de que o alimento deveria ser consumido até 11 de janeiro, outras até dia 14. Passageiros recusaram-se a devolver as embalagens e relataram ter passado mal.

O empresário Álvaro Vianna contou que ele, a mulher e a filha de 11 anos já tinham terminado a refeição - uma massa - quando ouviram os outros passageiros reclamarem que o prazo de validade estava vencido. "No dia seguinte, tive uma indisposição estomacal. Passei mal mesmo. Minha mulher e minha filha nada sofreram", disse.

Segundo Vianna, os passageiros queixaram-se muito da comida, levando o comandante Eduardo Magno a pedir desculpas em nome da companhia aérea. Ele teria atribuído o problema a uma "falha do abastecimento em Nova York", segundo Vianna. "O jantar foi interrompido. Algumas pessoas alimentaram-se apenas de pão e sobremesa. No café da manhã, a refeição também veio incompleta, provavelmente porque havia mais alimentos com prazo de validade vencido", disse o empresário.

A TAM informou, em nota, que foi constatado erro no processo de etiquetagem das embalagens dos alimentos por parte do fornecedor, e que as refeições não estavam fora do prazo de validade, e sim próprias para consumo. "Os recipientes em que as refeições são servidas não são descartáveis, o que levou, em alguns casos, à sobreposição de etiquetas com diferentes datas de validade dos alimentos nas embalagens", diz a empresa.

"A companhia lamenta o ocorrido e informa que reforçou com seus fornecedores de serviço de bordo o procedimento obrigatório de completa retirada e substituição das etiquetas antigas no momento da higienização das embalagens", finaliza o texto.

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