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Passageiros da companhia aérea Gol enfrentaram problemas desde a noite de sexta-feira, 6, e todo o dia de hoje para embarcar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Foram registrados atrasos e cancelamentos de voos. Ontem, a fila para despachar as malas ultrapassou em 200 metros a delimitação dos guichês. Nos telões e painéis, os passageiros foram orientados a procurar a companhia para maiores esclarecimentos.

A empresa alegou que os transtornos foram causados pelas fortes chuvas no Rio e em São Paulo na noite de quinta-feira, 5, prejudicando pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. Mas, apenas voos da Gol apresentaram problemas ontem no Rio, sem previsão para a normalização dos serviços. Dos 15 guichês da companhia, pelo menos cinco não estavam funcionando.

"Esses atrasos também tiveram reflexo no limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações que tiveram suas cargas horárias vencidas pela regulamentação da categoria gerando impacto nas nossas operações até este sábado", justificou a empresa, em nota.

Na quarta-feira, 4, os sindicatos dos aeroviários de todo o País ameaçaram paralisar as atividades no dia 20, caso as negociações de reajuste salarial com as companhias aéreas não avancem. A Gol negou que os transtornos tivessem relação com os indicativos de greve ou com a demissão de cerca de 850 trabalhadores da Webjet em março. A Webjet foi comprada pela companhia aérea em 2011.

Pela elevada quantidade de passageiros circulando no aeroporto no sábado, o sistema de ar condicionado do Santos Dumont não dava vazão. O supervisor do aeroporto, Fábio Quinhões, afirmou que o aparelho funciona adequadamente e passa por vistorias e manutenções periódicas. "Como tem muita gente circulando, o ar não dá vazão, mas vamos regular para melhorar a temperatura", explicou.

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