• Carregando...
Adalto Elias Pereira, da Federação dos Skatistas do Paraná, estima que a capital paranaense tenha hoje cerca de 70 mil skatistas | Bruno Covello/ Gazeta do Povo
Adalto Elias Pereira, da Federação dos Skatistas do Paraná, estima que a capital paranaense tenha hoje cerca de 70 mil skatistas| Foto: Bruno Covello/ Gazeta do Povo

20 mil pessoas são esperadas na Praça Santos Andrade para participar da programação do Go Skate Day.

Curitiba vai comemorar neste domingo o Dia Mundial do Skate com o evento Go Skate Day, cuja estimativa é reunir 20 mil adeptos e simpatizantes do esporte na capital e região. A concentração dos skatistas está marcada para as 10 horas, na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. No local haverá oficinas de grafite em painéis, muros de escalada, obstáculos para a prática de skate e apresentações de dança urbana e DJ’s.

Segundo o diretor de lazer da Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba, Fabiano Brusamolin, haverá bloqueios no trânsito a partir das 8 horas, em frente ao Teatro Guaíra. "Eles vão aumentar à medida que a passeata for para as ruas. Todo o trajeto será executado com apoio da Setran [Secretaria Municipal de Trânsito]", explica.

Por volta das 13h30, os skatistas prometem sair em passeata até a Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, onde haverá um palco com oito bandas de garagem, obstáculos para pequenas competições e distribuição de brindes. Pacífica, a manifestação tem como objetivo reivindicar junto ao poder público mais infraestrutura para a prática do esporte em Curitiba, segundo o presidente da Federação dos Skatistas do Paraná, Adalto Elias Pereira.

Ele diz que ainda não há na cidade uma pista adequada para competições profissionais. "Temos pistas nos bairros, mas Curitiba é a única capital que ainda não tem uma pista de alto nível", diz. A federação estima que a capital paranaense tenha hoje cerca de 70 mil skatistas.

Cerca de 400 voluntários vão atuar no evento. Eles passaram por dois cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura e ajudarão na condução das comemorações, a fim de evitar incidentes como pichações e outros danos ao patrimônio público. Organizada pela prefeitura e a Federação dos Skatistas, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal, Setran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e RPCTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]