Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apagão

Paulo Bernardo diz que blecaute não afeta imagem externa do Brasil

Ministro disse que o blecaute foi um acidente, e “acidente sempre pode acontecer”. Apagão foi provocado por raios, chuva e vento fortes, segundo ministro de Minas e Energia Edison Lobão

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira (11) que o blecaute ocorrido na noite desta terça, que provocou falta de energia em 18 estados por causa de um defeito de transmissão nas linhas que interligam a Usina de Itaipu, não afeta a imagem do Brasil no exterior.

Segundo ele, o blecaute foi um acidente, e "acidente sempre pode acontecer". Para o ministro, "o Brasil tem hoje uma imagem excelente no exterior". Ele acredita que, se o país der uma explicação completa do que aconteceu, não haverá problema a ser enfrentado lá fora.

Paulo Bernardo afirmou que esteve na Hidrelétrica de Itaipu na semana passada e constatou que o reservatório "está jogando água pelo vertedouro" e que as máquinas estão trabalhando normalmente.

O ministro adiantou que não há problemas de geração ou de fornecimento de energia no país e lembrou que mais de metade dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são alocados na área de energia.

"O que é preciso agora é que todas as causas fiquem claras e sejam divulgadas de forma transparente. E isso vai ser feito", garantiu Paulo Bernardo.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.