• Carregando...
 | LUIS ROBAYO/AFP
| Foto: LUIS ROBAYO/AFP

Pela primeira vez, municípios do Paraná estão em alerta para uma possível epidemia de zika. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (26), os municípios de Colorado, no Norte do estado, e Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste. As duas cidades apresentam mais de cem casos para cada 100 mil habitantes.

Colorado já registra 31 casos auctócones e um importado da doença, quando o paciente foi infectado fora do município em que vive - um índice de 130 casos para cada 100 mil habitantes. Já Nova Prata do Iguaçu tem um índice um pouco mais alto - são 167 casos para cada 100 mil pessoas. A cidade confirmou 18 pacientes com zika, todos casos autóctones. O índice da Organização Mundial da Saúde para que exista uma epidemia é de 300 casos para cada 100 mil.

O número de casos de zika em todo o estado também aumentou, passando de 248 para 263. De acordo com o boletim, 169 são autóctones.

Grávidas

O boletim também mostra que 25 gestantes foram diagnosticadas com zika no Paraná desde agosto de 2015. A maioria dos casos está concentrada em Colorado, que registra 12 gestantes contaminadas pelo vírus. Maringá, também no norte do estado, tem quatro casos de mulheres grávidas que tiveram zika. As cidades de Curitiba, Irati, Santa Izabel do Oeste, Campo Mourão, Moreira Sales, Paranavaí, Londrina, Rancho Alegre e Santa Helena registram um caso cada uma.

De acordo com a Sesa, duas mães sofreram abortos espontâneos durante a gestação e os bebês não resistiram. Outros três bebês já nasceram e nenhuma má-formação foi registrada.

Dengue

A situação da dengue no estado continua crítica. Mais três municípios entraram para a lista de cidades que sofrem com epidemia da doença no estado - Maringá, no Noroeste, Ivatuba e Mandaguaçu, na região metropolitana de Maringá, registraram mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Ao todo, 59 municípios enfrentam epidemias.

O novo boletim mostra que 301 municípios paranaenses tem pacientes contaminados pela dengue - pouco mais de 75% das cidades do estado. Já chegam a 380 os municípios que notificaram casos da doença desde agosto do ano passado. Nenhuma nova morte foi confirmada. Ao todo, 40 pessoas já entram em óbito no Paraná por causa da doença.

Os casos de chikungunya passaram de 50 na semana passada para 56. Destes, apenas cinco são autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]