• Carregando...

Desde que o programa Narcodenúncia, das secretarias da Justiça e da Segurança Pública, entrou em funcionamento, o maior número de apreensões de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas foi registrado em Cascavel, no Oeste do estado. Desde 2003, 257 jovens com menos de 18 anos já foram flagrados usando ou transportando drogas na cidade. O número supera o de Curitiba, onde 188 jovens foram apreendidos no período.

Entre as cidades com o maior número de adolescentes flagrados com drogas nos últimos três anos, Cascavel também lidera quando se compara os índices de pessoas com mais e menos de 18 anos. Em Cascavel, 19,7% dos apreendidos a partir de denúncias tinha menos de 18 anos anos. Em Curitiba, o índice é de 8,8%.

Juntas, as seis principais cidades da região Oeste (Foz do Iguaçu, Guaíra, Cascavel, Toledo, Umuarama e Marechal Cândido Rondon) foram responsáveis pela apreensão de 466 adolescentes desde 2003, ou cerca de 30% do total de jovens abaixo dos 18 anos detidos no período. A principal explicação é a proximidade da fronteira com o Paraguai.

"Até Laranjeiras do Sul, isso é bem comum", comenta o inspetor Claudino Delai, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cascavel. "A maconha entra principalmente por Foz do Iguaçu e pelo Mato Grosso do Sul." Os números poderiam ser ainda maiores se as abordagens a ônibus fossem mais freqüentes. "Alguns são revistados depois que recebemos denúncias. O resto é por amostragem", diz Delai.

Em segundo

O Paraná não está entre as unidades federativas mais pobres do Brasil, mas a proximidade com o Paraguai vem colocando o estado em uma posição incômoda quando o assunto é adolescentes em conflito com a lei. O Ministério da Justiça não possui dados atualizados, mas em 2004 um estudo indicou que o Paraná perde apenas para São Paulo em número de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Em janeiro de 2004 eram 3.245 jovens cumprindo medidas socioeducativas no estado, ou 0,25% do total de jovens entre 12 e 18 anos. O Rio de Janeiro, considerado um dos estados mais violentos do Brasil, aparecia em quatro lugar, com 1.706 adolescentes.

Entre janeiro e março deste ano, 45,7% dos adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciaadi) de Curitiba, no bairro Tarumã, tinham alguma ligação com as drogas. Em 33% dos casos os jovens haviam cometido furtos e roubos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]