Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Peritos encontram mais de 20 falhas em bonde que descarrilou em Santa Teresa

Algumas peças do bonde eram fabricadas artesanalmente, e até arames prendiam estruturas, em lugar de parafusos. No sistema de ar comprimido que regula os freios havia óleo e água - o que também indica falta de manutenção preventiva

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICE) encontraram 23 falhas no bonde que descarrilou em Santa Teresa, no fim do mês de agosto. O acidente matou seis pessoas e deixou outras 57 feridas.

Os técnicos encontraram diversas falhas. O sistema de freios, por exemplo, não tinha manutenção adequada. Algumas peças do bonde eram fabricadas artesanalmente, e até arames prendiam estruturas, em lugar de parafusos. No sistema de ar comprimido que regula os freios havia óleo e água - o que também indica falta de manutenção preventiva.

A perícia também concluiu que o freio mecânico do veículo foi acionado, mas nao funcionou - o que significa que o motorneiro tentou frear, mas não conseguiu. Outro dado revela mais uma causa do acidente: o bonde que se acidentou estava superlotado, e transportava 62 pessoas - 50% a mais do que o permitido.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.