Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UEL

Peroba rosa de aproximadamente 150 anos será cortada

Segundo o prefeito do campus, a árvore está oca e oferece riscos para edificações e pessoas que passam pelo local

 |

A peroba rosa localizada próximo ao prédio da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deverá ser cortada nos próximos dias.

Estima-se que a árvore tem aproximadamente 150 anos e 20 metros de altura. O prefeito do campus, Teodósio Antonio da Silva, explicou que a peroba está oca e oferece riscos para edificações e pessoas que passam pelo local.

Silva informou que a UEL realiza alguns orçamentos para providenciar o corte da árvore, o que deve mobilizar biólogos, engenheiros, eletricistas, servidores da universidade e uma empresa que possui caminhões com guindaste.

A retirada da peroba, uma das mais antigas do campus, foi autorizada pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). Para compensar, a UEL terá de plantar outras mudas de peroba e outras plantas.

O biólogo e professor da UEL José Marcelo Torezan contou que há cerca de cinco anos a prefeitura do campus já cogitava cortar a árvore. "Ela [a árvore] estava com um ferimento na base, provavelmente de quando fizeram o asfalto [próximo onde a peroba está plantada]", justificou.

Esse ferimento provocou, segundo Torezan, a entrada de umidade dentro do tronco, que começou a apodrecer. Na ocasião, a alternativa sugerida pelos biólogos foi passar tinta sobre o ferimento, com o objetivo de impermeabilizar o local. "Agora disseram que [a árvore] está balançando muito."

Torezan disse que o campus da UEL era repleto de perobas e essa que fica próxima à sede da Cops é uma das últimas que sobraram, mas não a mais antiga. De acordo com o biólogo, as colmeias de abelhas e orquídeas presentes no tronco da peroba podem ser transplantadas para outras perobas localizadas no campus.

O prefeito do campus disse que a madeira da árvore deverá ser beneficiada e reutilizada na recuperação do mobiliário da própria instituição. A operação de corte da peroba deve ser realizada em um fim de semana ou feriado, quando não há circulação de pessoas na universidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.