• Carregando...
Tubarão é arrastado em Guaratuba, amarrado a um trator | Reprodução/Divulgação/SPAC
Tubarão é arrastado em Guaratuba, amarrado a um trator| Foto: Reprodução/Divulgação/SPAC

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) autuou o pescador de Guaratuba, Litoral do Paraná, que arrastou um tubarão martelo - ainda com vida - pelas ruas da cidade no último domingo (5). O animal foi encontrado na praia e levado até o mercado de peixes da cidade, onde foi abatido e sua carne dividida entre pessoas da comunidade, segundo informações do instituto.

Imagens em que o animal aparece amarrado a um trator de pequeno porte circularam nas redes sociais, e levaram a uma denúncia por maus-tratos por parte da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba. A infração foi considerada procedente pelo IAP, que impôs multa de R$ 3 mil. Cabe recurso.

Sem ameaça de extinção, o tubarão martelo não tem sua caça proibida por lei. Ainda assim, o instituto ambiental considerou que o animal merecia "morrer de maneira digna", e alerta que os pescadores poderiam ter acionados órgãos ambientais responsáveis.

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permite a pesca da espécie, mas proíbe a prática do "finning", que consiste em remover apenas as barbatanas, descartando o restante do corpo do animal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]