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Rio – A Polícia Federal concluiu que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino são os responsáveis pelo acidente com o Boeing 737-800 da Gol, que caiu em setembro do ano passado no norte de Mato Grosso, após se chocar com o jato Legacy pilotado pelos norte-americanos. No acidente morreram as 154 pessoas que estavam a bordo do Boeing, na maior tragédia da aviação brasileira. O jato Legacy e o Boeing se chocaram a 37 mil pés de altitude. A PF pedirá a Aeronáutica que investigue a responsabilidade dos controladores de vôo.

Sete meses após o acidente, o inquérito aponta para negligência dos dois pilotos. De acordo com o resultado das investigações, além de trafegar na mesma atitude do avião da Gol, em desrespeito ao plano de vôo que havia sido traçado para o Legacy, só três minutos depois do choque os pilotos Lepore e Paladino teriam ligado o transponder, equipamento essencial para indicar a altitude exata do vôo.

Perícias atestaram que o aparelho funcionava perfeitamente. Se forem aceitas as conclusões da PF, o Ministério Público Federal deve denunciar formalmente os pilotos à Justiça.

Incriminar

O inquérito não vai incriminar nenhuma outra pessoa além dos pilotos americanos, indiciados por exporem a risco embarcação ou aeronave culposamente (sem intenção). O delegado Renato Sayão, responsável pela investigação, vai enviar a investigação ao Ministério Público Militar, recomendando uma auditoria para apurar se houve crime cometido pelos controladores de vôo que atuavam em Brasília no dia do acidente. Sayão entende que uma possível falha na torre de controle aéreo deve ser alvo de investigação militar e não civil.

Controle aéreo

O acidente com o Boeing da Gol chamou atenção para problemas existentes no sistema de controle de tráfego aéreo no país. Em meio à crise, parlamentares da oposição começaram a defender a criação de uma CPI, instalada semana passada na Câmara.

De acordo com as investigações, o transponder ficou sem funcionar de Brasília até o norte do Mato Grosso e só voltou a funcionar quando os pilotos precisavam de ajuda para fazer um pouso emergencial. Pelo plano de vôo original, o Legacy deveria ir de São José dos Campos a Brasília a 37 mil pés de altitude. Ao passar pela capital, desceria para 36 mil pés, no norte de Mato Grosso subiria para 38 mil pés e seguiria até Manaus nesta altitude. A faixa de 37 mil pés estava reservada ao Boeing da Gol, que saíra de Manaus para o Rio de Janeiro.

A PF indiciou os pilotos americanos por exporem o avião a risco em 8 de dezembro do ano passado. No mesmo dia, os pilotos retornaram aos Estados Unidos.

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