Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Colônia

PF cumpre 121 mandados de prisão em ação contra roubo de cargas

Duas mil toneladas de grãos teriam sido desviados do porto apenas neste ano. Seis quadrilhas, com ramificações em São Paulo e Santa Catarina, estariam envolvidas

Uma operação da Polícia Federal e da Polícia Militar no Porto de Paranaguá, no Litoral do estado nesta quarta-feira (6), pretende prender quadrilhas que roubam cargas no local. Ao todo, 121 mandados de prisão preventiva serão cumpridos no Paraná, Santa Catarina e São Paulo contra membros de seis quadrilhas de desvio de carga.

Segundo a PF, duas mil toneladas de grãos foram desviadas do Porto de Paranaguá apenas neste ano. Devem ser cumpridos três mandados de prisão contra três policiais civis (dois em Curitiba e um em Paranaguá) e um fiscal da Receita Estadual, de acordo com informações do delegado da PF em Paranaguá, Jorge Luís Fayad Nazário.

Por volta das 8 horas, a assessoria de imprensa da PF no Paraná ainda não tinham informações sobre o número de prisões que tinham sido feitas no estado.

Os policiais são suspeitos de terem praticado os crimes de extorsão e prevaricação (não cumprimento da função pública por má-fé ou por improbidade).

Entre os membros das quadrilhas estão caminhoneiros, funcionários de terminais portuários, donos de empresas de fachada – que fazem a emissão de notas frias - e receptadores. Além disso, outras pessoas eram intermediárias e passavam informações sobre as cargas desviadas.

Os intermediários também aliciavam os responsáveis pela pesagem das cargas em empresas e transportadoras. Um advogado de Paranaguá seria o responsável por esses aliciamentos e também era procurado pela PF.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.