Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Foz do Iguaçu

PF prende quatro pessoas em operação contra casas de câmbio

Onze veículos foram apreendidos. Casa atuava em desacordo com normas do Banco Central e usava "laranjas" para operações ilegais

Onze veículos foram apreendidos pelos policiais federais | PF/ Divulgação
Onze veículos foram apreendidos pelos policiais federais (Foto: PF/ Divulgação)

Quatro pessoas foram presas, nesta terça-feira (11), em na operação "Mercato Nero" deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar casas de câmbio, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. De acordo com as investigações, o estabelecimento praticava o chamado "câmbio negro", ou seja, vendia dólares sem qualquer registro e sem procedência comprovada, contrariando normas do Banco Central.

A casa de câmbio era investigada desde o início do ano. De acordo com a PF, a casa matinha negócios com um cambista clandestino e com uma casa de câmbio sediada em Ciudad del Leste, no Paraguai. Os policiais apontam que os dólares circulavam clandestinamente entre o Brasil e o Paraguai sem qualquer fiscalização ou comunicação às autoridades.

Os acusados chegavam a realizar operações financeiras em valores acima dos permitidos pelo Banco Central. Ainda de acordo com a PF, contas de pessoas usadas como "laranjas" eram utilizadas para receber dinheiro do esquema e para realizar operações ilegais. Segundo a PF, eles vão responder por uma série de crimes, como operações em casa de câmbio sem autorização, gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Dez carros e uma moto, computadores e dinheiro foram apreendidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.