
Um homem investigado pela Polícia Federal de Porto Alegre - que foi preso no Paraguai em 2010 - será tranferido de Piraquara para Catanduvas.
Segundo a PF de Curitiba, o traficante Irineo Solingo, o "Pingo", será transferido nesta quarta-feira (28) para Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Oeste do Paraná.
Uma operação sediada em Porto Alegre investiga a ligação do grupo que era comandado por Pingo com uma rede criminosa nacional. A Polícia Federal informou que o preso tem condenações por tráfico internacional de drogas que somam 40 anos.
Ele cumpria pena na Penitenciária Agrícola do Paraná, em Piraquara, desde 2010. A prisão ocorreu depois de ele ter sido pego no Paraguai e extraditado para o Brasil há dois anos.
Operação Grumatã
A transferência de Pingo faz parte da Operação Grumatã, que investiga uma rede de tráfico de drogas desde o início do ano. Até o momento, foram realizados cinco flagrantes e nove foram presos. Além disso, foram apreendidos 108 kg de cocaína, armas, veículos e mais de R$ 110 mil em dinheiro.
Na manhã desta quarta (28), a PF cumpriu, como parte desta operação, sete mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. A operação que motivou a transferência do preso, segundo a PF, tem em seu saldo, com o material apreendido e os bens sequestrados até aqui, um valor estimado em R$ 20 milhões recuperados. A soma é referente a cotações de quatro fazendas, cabeças de gado, imóveis e veículos de luxo.



