Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contra Abusos

Comissão da Câmara aprova PL que amplia liberdade de expressão

Deputada Bia Kicis: "Este projeto é um pequeno passo; ainda temos muito a reconquistar em liberdades pessoais". (Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

Ouça este conteúdo

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei 3.504, de 2021 (PL 3504/2021), da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e relatoria do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O projeto amplia a liberdade de expressão relacionada a críticas à administração pública. O PL 3504/2021 agora irá tramitar nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e Cultura.

“A liberdade de expressão é um dos pilares para existir democracia”, comentou o relator Gustavo Gayer, no discurso de defesa do PL. O projeto assegura que manifestações críticas, mesmo veementes ou irônicas, sobre decisões, condutas e funcionamento dos órgãos públicos não sejam consideradas atos ilícitos. Para isso, propõe-se a inclusão da liberdade de expressão entre as condutas excluídas do crime de dano moral previsto na Lei 10.406, de 2002, do Código Civil.

VEJA TAMBÉM:

A justificativa exposta no projeto reforça que a liberdade de expressão é direito fundamental garantido pela Constituição Federal. O PL destaca que a crítica à administração pública é essencial para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, promovendo a transparência e a responsabilidade.

"Hoje vivemos tempos sombrios. Muitas vezes o funcionário público tem medo de criticar e isso pesar contra ele. Esse projeto é um pequeno passo, ainda temos muito o que reconquistar em liberdades pessoais”, comentou a deputada Bia Kicis (PL-DF), durante a votação de aprovação do projeto.

O PL busca combater o uso de processos judiciais para intimidar cidadãos e veículos de imprensa que exercem críticas legítimas. A autora entende que o simples ajuizamento tem  efeito desestimulante e amedrontador, mesmo que, ao final, essas ações sejam indeferidas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.