Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Porto Alegre

Polícia apreende material de apologia ao nazismo no RS

Vídeos recolhidos em Porto Alegre mostram cenas de violência contra negros. Ninguém foi preso, mas suspeitos já foram identificados, diz delegado

A Polícia Civil apreendeu, nesta sexta-feira (5), no Centro de Porto Alegre, CDs, vídeos e material de propaganda com apologia ao nazismo. Na célula, como é chamado o local em que se reúnem grupos neonazistas, ninguém foi encontrado. Os suspeitos, segundo a polícia, já foram identificados.

"A polícia tem há mais de oito anos um grupo de trabalho de combate ao neonazismo. Estamos monitorando esses grupos e só no ano passado foram desmontadas cinco células. Hoje, conseguimos uma ordem judicial para desmontar mais uma", diz ao G1 o delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, e coordenador do Grupo de Combate ao Neonazismo.

No local, segundo a polícia, foram apreendidas ainda camisetas, punhais, estiletes e muitos símbolos nazistas. Vídeos em que aparecem cenas de violência contra negros também foram encontrados.

"Não havia ninguém no local, mas os suspeitos foram identificados. Nestes casos, a polícia deve ter uma abordagem diferente porque estamos lidando com um grupo que tem uma crença. Eles realmente acreditam que os negros, judeus e homossexuais são uma sub-raça", afirma o delegado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.