• Carregando...

A Polícia Civil do Paraná lançou neste mês uma campanha permanente para combater a corrupção na instituição. O objetivo é fazer com que a população colabore com as investigações denunciando os policiais civis que cometam crimes. Até agora, uma pessoa já fez uma denúncia, mas a população pode se manifestar pelo Facebook oficial da Polícia Civil do estado, pelo aplicativo WhatsApp e pelo site da delegacia eletrônica. De acordo com o delegado responsável pela campanha, Sílvio Rockembach, a sociedade admite cada vez menos a corrupção no país. Por isso, segundo ele, os servidores públicos devem ser ainda mais rigorosos quando o tema é irregularidades cometidas dentro da administração pública.

Serviço:

Denúncias pelo WhatsApp (o denunciante poderá ser identificado neste caso):

(41) 9520 3535

Denúncia anônima:

www.delegaciaeletronica.pr.gov.br

Rockembach explicou que a campanha faz parte de um planejamento da instituição com base na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). A estratégia tem sido debatida e desenvolvida por vários órgãos pelo país afora, como polícias e ministérios públicos estaduais. Como parte da iniciativa, em dezembro, a Polícia Civil inaugurou um Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro no estado. Além de incentivar denúncias, a campanha de combate à corrupção pretende orientar a população sobre os tipos de corrupção. “Incutindo no cidadão a consciência de que todos devemos ser responsáveis pela difusão de uma cultura de honestidade”, explicou o delegado.

Toda denúncia será encaminhada para o Núcleo de Inteligência da Corregedoria Geral da Polícia Civil para verificação dos indícios. Dali, se a apuração apontar o mínimo de veracidade, o corregedor-geral aplicará os procedimentos legais com aberturas de inquéritos e sanções administrativas cabíveis.

“O denunciante que deixar contato deve cobrar resultado da polícia”, disse Rockemback. Ele lembra, contudo, que investigações de corrupção são complexas e demoradas. Ainda assim, a promessa é de que o resultado final de cada caso será ­divulgado.

Histórico

Em março, a Gazeta do Povo mostrou que, nos últimos três anos, foram demitidos 35 policiais civis no Paraná. Isso significa que um a cada grupo de 400 policiais foi excluído entre 2012 e 2014 por delitos que vão desde facilitação de fuga de presos até tráfico de drogas. Os dados incluem ainda casos de abandono de emprego e outros desvios. O efetivo total da Polícia Civil do Paraná é de 4,7 mil atualmente. No mesmo período, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná, braço do Ministério Público Estadual (MP), ofereceu denúncia à Justiça contra 148 policiais civis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]