Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Polícia detona artefato em frente a abrigo da FAS

COE ainda não sabe porque bomba caseira foi deixada na calçada. Estopim do artefato estava queimado, mas ele não explodiu

Policial do COE faz verificação em bomba caseira deixada em frente a um abrigo da FAS, na Avenida Visconde de Guarapuava | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Policial do COE faz verificação em bomba caseira deixada em frente a um abrigo da FAS, na Avenida Visconde de Guarapuava (Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Policiais do Comando e Operações Especiais (COE) fizeram a detonação controlada de um artefato que foi deixado na calçada em frente a Casa João Durvalino, uma extensão do resgate social e que serve de abrigo para moradores em situação de rua que são atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. O local, que fica na Avenida Visconde de Guarapuava, entre as ruas Barão do Rio Branco e Lourenço Pinto, foi parcialmente isolado e o trânsito na região central ficou complicado.

De acordo com o Tenente Ilson de Oliveira Junior, que comandou a operação, o artefato era uma bomba tubo: um tubo de plástico (PVC) com um pavio na ponta. O estopim foi queimado, mas o artefato não explodiu. O material foi encaminhado para o Instituto de Criminalística, que vai analisar quais eram os materiais que estavam na bomba e seu potencial explosivo.

Segundo o tenente, não se pode afirmar o que poderia ter ocorrido caso o artefato tivesse explodido e funcionado corretamente. "Dependendo da proximidade com uma pessoa, do local atingido e da forma do artefato, poderia ser causado um ferimento grave", diz.

O material foi encontrado por uma equipe da Guarda Municipal, que passava pelo local, por volta das 9 horas. Os agentes identificaram que o material era suspeito e acionaram a Polícia Militar (PM), que enviou equipes para o local por volta das 9h30. Ainda não se sabe quem teria abandonado o artefato e quais suas motivações. A investigação do caso fica com a Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM).

A FAS informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.