• Carregando...

O governo do estado impediu a reabertura de duas casas de bingo em Curitiba neste final de semana. Com base em uma decisão judicial de 16 de maio, os bingos Aspen (antigo Bingo Batel), no bairro Batel, e Bristol, no São Francisco, chegaram a reabrir por volta das 16 horas de sábado, mas foram impedidos de funcionar pela Polícia Militar (PM) e por policiais civis. Viaturas da PM permaneceram durante todo o dia deste domingo em frente aos dois estabelecimentos.

Segundo o proprietário do Aspen Bingo, Celso Lanzoni, a idéia é comunicar nesta segunda-feira o TRF da 2.ª Região, no Rio de Janeiro, sobre o não cumprimento da decisão no Paraná. A decisão é provisória e, no entender do procurador-geral do estado, Sérgio Botto de Larcerda, não tem validade – em abril, a ação foi julgada improcedente pela juíza de primeira instância, Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand, da 5.ª Vara Federal do Espírito Santo. A ação foi movida em 2005, por quatro empresas que tiveram casas de bingo interditadas pela Caixa Econômica Federal.

"A decisão tem valor, só que o governo tem uma posição arbitrária", afirmou Celso Lanzoni. "O governo entende que tem suas próprias leis." De acordo com o empresário, a PM esteve na frente dos bingos desde a manhã de sábado. "Por volta das 16 horas, começamos a ser constrangidos. Às 18h30, recebemos a visita do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais, da Polícia Civil)."

Os empresários tentaram reabrir as casas no dia 19 de junho, com base na mesma decisão. A posição da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) foi a mesma: manteve o policiamento na frente dos estabelecimentos. Eles começaram a ensaiar uma nova abertura na semana passada, com um novo documento nas mãos.

Segundo o procurador-geral do estado, Sérgio Botto de Lacerda, o documento emitido na semana passada pelo TRF é apenas uma comunicação oficial ao governo do estado, sobre a decisão do dia 16 de maio. "É somente um despacho", disse ele. "Essas duas casas de bingo já tentaram ações contra o estado e perderam nas instâncias estaduais e federais. Não será uma mudança na razão social que vai criar algum direito."

Lacerda também destacou o fato de o estado não ser alvo na ação. "(O estado) não seria atingido. O Paraná saiu vitorioso em todas as ações em que tomou parte", disse o procurador. Por volta das 20 horas deste domingo, um grande movimento de carros chamou a atenção no estacionamento do Aspen Bingo, na Avenida Batel. Segundo a PM, o movimento era na Primeira Igreja Batista de Curitiba, que fica ao lado. O funcionamento dos bingos no Paraná está proibido desde abril de 2003.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]