• Carregando...
Celas superlotadas: “problema crônico” e origem de fugas em várias cidades do Paraná | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Celas superlotadas: “problema crônico” e origem de fugas em várias cidades do Paraná| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Ponta Grossa - Em pelo menos seis delegacias do Paraná aconteceram fugas de presos no feriadão do ano-novo. Em uma das situações, pessoas armadas invadiram a carceragem para resgatar detentos. Em outro caso, os presos agrediram o policial de plantão. Dos 68 fugitivos, 17 foram recapturados. Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública nega que tenha sido uma ação coordenada e reconhece que o problema de superlotação nas delegacias é "crônico" no Paraná.

Na delegacia de Ivaiporã, cidade de pouco mais de 30 mil habitantes do Norte do estado, a capacidade era para 32 presos, mas no momento da fuga havia 144 internos. Segundo um funcionário da unidade, ao menos 40 deles já foram condenados na Justiça, mas aguardam vagas no sistema prisional. A fuga aconteceu exatamente no momento da virada de ano, quando os prisioneiros serraram os ferrolhos e cadeados da cela, furaram uma parede com uma broca, subiram no telhado e pularam um muro dos fundos da delegacia. Vinte e sete homens conseguiram escapar. Havia apenas um policial de plantão.

Em Goioerê, na região Central do Paraná, 14 presos aproveitaram as comemorações do réveillon para escapar da delegacia da cidade por um túnel na noite da virada do ano. Havia dois policiais de plantão. A unidade comporta 32 presos, mas abrigava 92.

A fuga da carceragem também lotada da delegacia de Ibiporã, no Norte paranaense, aconteceu na hora do almoço, do dia 1.º. Os presos serraram a grade da cela. Usaram as barras de ferro para ferir e imobilizar o investigador que havia aberto uma das portas da cadeia para servir a refeição a eles. Con­­seguiram escapar 18 detentos. A delegacia comportaria 24 presos, mas abrigava 70 no momento da fuga.

Presos escaparam ainda em Peabiru, Região Centro-Oeste do estado, no dia 1.º. Os fugitivos quebraram cadeados e chegaram até o solário, onde cortaram uma tela de proteção e escaparam. Cinco fugiram e dois foram recapturados. A delegacia tem capacidade para receber 16 prisioneiros, mas abrigava 29 pessoas.

No dia 31, foi registrada a fuga de dois presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Maringá. Eles retiraram o vaso sanitário da cela e cavaram um buraco pelo qual tiveram acesso ao jardim da prisão. Em seguida, com o auxílio de uma corda artesanal, pularam o muro da unidade e chegaram à rua.Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, dois presos fugiram. Na madrugada de sábado, dois homens armados invadiram a delegacia e renderam o investigador e o escrivão que estavam no local. A ação durou menos de cinco minutos. Os outros sete presos que estavam na carceragem não conseguiram fugir.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]