Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rio de janeiro

Polícia usa "mochilink" para transmitir ocupação do Caju em tempo real

Policiais militares do Batalhão de Choque utilizaram hoje, pela segunda vez, um equipamento chamado "mochilink", da empresa Live U, para transmitir em tempo real a ocupação no Complexo do Caju, na zona portuária do Rio.

A tecnologia de origem israelense transmite o passo a passo da tropa dentro da favela com um intervalo de três segundos para quem recebe o vídeo. Ainda em fase de teste, o equipamento já havia sido utilizado na retomada de território do Complexo de Manguinhos, zona norte, no final do ano passado.

"O objetivo é aprimorar para que a gente tenha condições de ter acesso ao trabalho dos policiais em campo, tanto para monitorá-los como para para dar suporte e reforço se necessário", afirmou o cabo que manuseava a "mochilink", Rafael Moreno, à Folha.

O equipamento conta com uma câmera com um cabo ligado a um computador para a transmissão das imagens. As cenas são reproduzidas em cinco pontos: no Quartel General da PM, na Secretaria de Segurança Pública, no COI (Comando de Operações Especiais), carro do Posto de Comando Local e no Batalhão de Choque.De acordo com o comando da PM, o custo do "mochilink" varia de R$ 80 a 100 mil. Inicialmente, apenas o Batalhão de Choque utiliza o equipamento. Ao menos oito deles já foram encomendados pela cúpula da segurança do Rio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.