• Carregando...
Um barco cheio de produtos contrabandeados, a maioria eletrônicos, também foi interceptado pela Polícia | Gazeta - Christian Rizzi
Um barco cheio de produtos contrabandeados, a maioria eletrônicos, também foi interceptado pela Polícia| Foto: Gazeta - Christian Rizzi

A droga estava escondida em um automóvel Citroën C4 Pallas com placas de Valinhos, em São Paulo

Agentes que participam da Operação Sentinela em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, apreenderam no final da manhã desta quinta-feira (11) 35,4 Kg de cocaína durante fiscalização na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai. A droga estava escondida no painel de um automóvel Citroën C4 Pallas com placas de Valinhos (SP). O motorista, que responderá pelo crime de tráfico internacional, e o entorpecente foram encaminhados à delegacia local da Polícia Federal.

À tarde, o grupo ainda interceptou um barco aparentemente abandonado na barranca do Rio Paraná, em um dos acessos à Favela do Queijo, vizinha ao Marco das Três Fronteiras. A embarcação estava lotada de produtos contrabandeados do Paraguai, a maioria eletrônicos. Os policiais tiveram que içar o barco até um clube de pesca para tirá-lo da água e vistoriar a carga. Cinco suspeitos que estavam às margens do rio próximos da embarcação foram detidos e levados à delegacia da PF.

Lançada oficialmente na segunda-feira (8), a Operação Sentinela conta com o efetivo de cerca de mil agentes da Receita Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Força Samurai, Força Alfa – ambas da Polícia Militar – Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. As ações de repressão aos crimes transnacionais como o de contrabando, descaminhos e de tráfico de drogas e de armas, entre outros, estão sendo realizadas simultaneamente nas cidades de fronteira dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Amazonas.

Sem prazo para ser encerrada, a presença dos órgãos de segurança pode ser estendida aos demais estados brasileiros que fazem fronteira com outros países e ainda ganhar o reforço efetivo das Forças Armadas. Um projeto de lei aprovado na terça-feira (9) na Câmara dos Deputados dá poder de polícia à Marinha, Exército e Aeronáutica. Se aprovada no Senado e sancionada, a proposta permite que os militares revistem pessoas, veículos, embarcações e aviões, além de prender suspeitos. Atualmente, apenas auxiliam na logística das operações policiais e fiscais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]