• Carregando...
Policiais federais de Cascavel, no Oeste, protestam em frente à sede do órgão. Paralisação ocorreu também em Curitiba e outras seis cidades do interior do Paraná | Polícia Federal / Divulgação
Policiais federais de Cascavel, no Oeste, protestam em frente à sede do órgão. Paralisação ocorreu também em Curitiba e outras seis cidades do interior do Paraná| Foto: Polícia Federal / Divulgação

A paralisação dos policiais federais do Paraná foi encerrada no final da tarde desta quarta-feira (19). Os trabalhadores se uniram para pedir uma reestruturação salarial da categoria. A manifestação ocorreu em pelo menos outros 17 estados e contou com a adesão de 70% dos servidores, segundo estimativa da Federação Nacional dos Policias Federais (Fenapef)

De acordo com o Sindicato Estadual dos Policiais Federais (Sinpef-PR), policiais das oito unidades instaladas no estado participaram do protesto. "O objetivo de sinalizar o nosso descontentamento foi atingido", afirma o presidente do sindicato,Silvio Fernandes Jardim.

No início da noite, começou uma reunião dos trabalhadores com representantes do Ministério do Planejamento, em Brasília. "Esperamos que hoje (quarta-feira) as negociações avancem. Caso isso não aconteça, a categoria pode optar em breve por uma greve", diz Jardim. Até as 19h20, o encontro não havia sido encerrado.

Segundo o sindicato, a categoria recebeu reajuste salarial de 83% em oito anos, enquanto que outros servidores do Executivo tiveram aumento entre 140% e 553%.

Serviços

Em Curitiba, cerca de 120 pessoas estiveram reunidas em frente à sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. A custódia de presos e a fiscalização nas fronteiras, em aeroportos e portos foram mantidas nesta quarta. Já emissões e retiradas de passaportes foram feitas em menor número. "O trabalho envolvendo os passaportes ficou bastante alterado durante a manhã. Depois, realizamos mais atendimentos para não prejudicar a população", conta o presidente do Sinpef.

Em Foz do Iguaçu, uma operação padrão foi organizada pelos policiais durante a manhã, entre as 8h e 12h. Houve filas na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira com o Paraguai. Cerca de 60 agentes realizaram vistorias em todas as motos e vans que tentavam entrar ou sair do país.

A manifestação também ocorreu en Curitiba, Cascavel, Guaíra, Londrina, Maringá, Guarapuava e Paranaguá. Ao todo, o Paraná conta com 800 policiais federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]