• Carregando...
O governador Beto Richa empossa Francischini no cargo de secretário da Segurança Pública | Antonio Costa/ANPr
O governador Beto Richa empossa Francischini no cargo de secretário da Segurança Pública| Foto: Antonio Costa/ANPr

Secretário promete acabar com explosões em caixas eletrônicos

Minutos antes de ser empossado como titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o deputado federal Fernando Francischini anunciou que deve se reunir nesta semana com bancos e empresas de segurança privada para tentar acabar de vez com as explosões a caixas eletrônicos no estado.

O número de ataques a esses equipamentos em agências bancárias, casas lotéricas e pontos comerciais cresceu 40% neste ano no Paraná. Até outubro, segundo dados do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, foram 307 casos, ante 172 em todo o ano passado. A data da reunião ainda não foi divulgada.

"Vamos convocar todos os bancos, as empresas de segurança privada para buscar uma ação conjunta. Precisamos cobrar investigação da polícia, investigação interna das polícias. Os bancos vão ter de dar sua contribuição, principalmente, aumentando a segurança privada armada em alguns locais", afirmou o novo secretário.

Os policiais do Paraná que tiveram melhor desempenho na prisão de suspeitos com mandado judicial de prisão e na apreensão de drogas e armas poderão receber uma compensação financeira. É o que prometeu ontem o novo secretário da Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, ao ser empossado no cargo pelo governador Beto Richa, em Curitiba.

O que já está certo é a volta da bonificação por armas apreendidas, depois de anos suspensa no Paraná. Em estados como São Paulo, policiais também recebem indenização por apreensão de arma de fogo. Quanto às apreensões de drogas e os cumprimentos de mandados de prisão, Francischini promete um estudo para estabelecer a nova "ordem" na Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).

"Tenho certeza que o pagamento vai incentivar que policiais façam mais abordagens, mais ações em locais de altos índices de violência", afirmou momentos antes da posse. Apesar do anúncio, Francischini não confirmou quando essa nova política começa a ser instituída.

Na esteira das bonificações, o secretário mostrou que a pasta precisará de mais recursos para conseguir cumprir seu programa de governo. Hoje a pasta conta com orçamento de R$ 2,86 bilhões.

Ele informou durante a coletiva que vai a Brasília em busca de apoio do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para acelerar a conclusão das 20 penitenciárias em construção no estado. As unidades são vitais para manter as delegacias vazias sem presos e tornar aquelas superlotadas em unidades policiais de fato. Segundo Francischini, o Paraná tem hoje mais de 7 mil presos em delegacias.

Ele anunciou ainda que vai usar recursos do Fundo Estadual da Segurança Pública (Funesp) para reforçar o trabalho do Departamento de Política Sobre Droga do Paraná e do conselho que leva o mesmo nome. O conselho é responsável por orientar a política estadual sobre o tema. Essas unidades vão para aba da Sesp junto do Departamento Estadual Penitenciário, após aprovação que deve ocorrer hoje na sessão da Assembleia Legislativa.

"Vou buscar verba do fundo estadual de segurança para que possamos voltar a ter eventos de prevenção para crianças, adolescentes, já que evitar é muito melhor que reprimir depois", comentou. Sobre o tema, Francischini lançou crítica ao governo que agora passa a integrar. "Talvez esteja aí o grande defeito da política de segurança pública em relação às drogas: a falta de investimento em prevenção."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]