• Carregando...

VARSÓVIA - A Polônia detectou seu primeiro caso de gripe aviária, informou o governo neste domingo, à medida que França, Suíça e Romênia também já relataram a ocorrência do vírus. O governo polonês informou que os dois cisnes foram encontrados mortos às margens do Rio Vistula na cidade de Torum, na região norte do país tiveram testes positivos para o vírus H5, causador da gripe aviária. Os testes foram realizados num laboratório britânico para determinar se o vírus era da cepa mais letal, o H5N1.

De acordo com a agência local PAP, o primeiro-ministro Kazimierz Marcinkiewicz teria dito que afirmara nestes domingo que teria carne de frango no jantar - numa tentativa de proteger a indústria de avicultura.

Europa e Ásia

A França, que é o maior produtor avícola da Europa, está perdendo 40 milhões euros (US$ 48 milhões) ao mês depois após a confirmação da ocorrência do vírus H5N1 numa fazenda de criação de aves. Em seguida, a imprensa destacou mais de 43 países que passaram a impor restrições aos produtos avícolas franceses, incluindo o "foie gras". O vírus H5N1 da gripe aviária se alastrou da Ásia à Europa e África, infectando quase 200 pessoas desde o fim de 2003, matando ao menos 93 destas vítimas.

Duzentos milhões de pássaros na Ásia, em partes do Oriente Médio, Europa e África morreram em conseqüência do vírus ou foram exterminadas.

Enquanto humanos contraem o vírus apenas através de contato com animais infectados, os cientistas temem que o vírus possa sofrer uma mutação, possibilitando o contágio entre humanos, o que poderia causar uma pandemia capaz de resultar em milhões de mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]