Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
encontro das famílias

Ponto alto da visita do papa aos EUA ocorre neste fim de semana

Encontro Mundial das Famílias, criado por João Paulo II, já foi sediado no Brasil e deve reunir 1,5 milhão de pessoas na Filadélfia

Embora a visita do papa Francisco à Assembleia Geral da ONU na sexta-feira (25) tenha ganho grande destaque, o principal motivo de sua viagem aos Estados Unidos é o Encontro Mundial das Famílias (EMF), na Filadélfia, para onde se dirige neste fim de semana. Em 1997 o Brasil acolheu o mesmo evento. Naquela ocasião, quem movimentou multidões para exaltar e discutir a família foi João Paulo II, em sua terceira visita ao país.

Chegando à oitava edição, o EMF de 2015 já é o maior da história. O número de inscritos para o congresso que antecede a chegada do papa, iniciado na terça-feira (22), foi de 16 mil pessoas, provenientes de 103 países, o dobro do registrado na edição de 2012, em Milão, Itália. A expectativa da arquidiocese da Filadélfia para o fim de semana, quando Francisco enfim estará na cidade, é de 1,5 milhão.

Para atender a toda essa demanda, um batalhão de 10 mil voluntários se apresentou para o serviço, o que garante a prestação de serviços médicos, assistência a pessoas com mobilidade reduzida e o funcionamento de uma creche exclusiva para o evento. A movimentação da mídia internacional em torno do EMF também bateu recorde.

Programação

O encontro de Francisco com as famílias é o momento mais esperado do evento, ainda assim é apenas parte do EMF. Desde o dia 22, os peregrinos que chegam à Filadélfia acompanham palestras, pregações e dezenas de atividades culturais. O EMF termina no domingo (27), com a missa de encerramento celebrada pelo papa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.