• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

E virou rotina. Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba fecharam a Praça Rui Barbosa, principal ponto de convergência de linhas no Centro da capital, nesta sexta-feira (8), para protestar contra mais um atraso de salários. O problema, segundo eles, voltou a ocorrer neste mês de janeiro, no pagamento referente à dezembro.

Com o fechamento da praça, todas as linhas de ônibus que circulam pela região ficaram paradas por 30 minutos, das 15h50 até as 16h20, de acordo com o sindicato que representa a categoria (Sindimoc). O fluxo dos veículos já estava normalizado 16h30. O protesto desta tarde não estava programado e foi decidido pelos trabalhadores na hora.

O sindicato afirmou que algumas empresas não pagaram, mas não detalhou quais delas. Disse ainda que alguns motoristas receberam apenas parte dos salários. A entidade que representa os trabalhadores salientou ainda que já tem indicativo de greve aprovado.

Já o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou, por meio de nota, que as dificuldades que algumas viações têm enfrentado para honrar integralmente a folha salarial de seus colaboradores é consequência de uma tarifa técnica que não cobre os custos de operação do sistema de transporte. Ainda não há o levantamento de quais empresas não depositaram os salários.

Em nota, a Urbs informou que o pagamento relativo aos serviços prestados pelas empresas de ônibus está em dia. Assim, irá notificar as viações para que comprovem o pagamento dos salários dos trabalhadores e também irá autuá-las pelos atrasos em cerca de 25 linhas de transporte coletivo, ocasionados pela manifestação dos trabalhadores na Praça Rui Barbosa, que durou cerca de 30 minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]