• Carregando...

Com a idéia de que posto de saúde não é um local somente para se tratar de doenças, um grupo de profissionais foi além e tem oferecido aos moradores das áreas de ocupação das vilas Icaraí, União II, Jardim Alvorada e Jardim Torres, no bairro Uberaba, em Curitiba, uma série de ações sociais e atividades de lazer e cultura. Hoje, a partir das 13 horas, cerca de 80 pessoas são esperadas para a segunda edição da Festa da Primavera. Haverá entrega de brindes – como cestas de alimentos e de higiene – e a eleição do rei e da rainha da Primavera. Os participantes fazem parte do programa de atendimento para diabéticos e hipertensos da Unidade de Saúde Lotiguaçu.

Para tudo isso dar certo, os envolvidos na produção da festividade têm que ir em busca de doações e contar com a boa vontade da comunidade. Sem ajuda governamental, o trabalho é de motivação. Para uma das organizadoras, a dentista Melissa Dambros Pastre, 34 anos, o concurso serve como propulsor para a melhora da auto-estima do paciente. "No mesmo dia em que avisamos sobre a festa, 12 pessoas iniciaram o tratamento odontológico."

Ela lembra que a maioria do público que procura o posto de saúde é composto por carrinheiros. "Estamos resgatando a auto-estima dos moradores dessas áreas de ocupação."

Na opinião da enfermeira Alexandra Dall Prá Luz, 36 anos, projetos como esse acabam desmitificando a idéia de que posto de saúde é lugar de doença. "O nosso trabalho é de prevenção também. Aqui, podemos fazer a diferença porque trabalhamos com uma comunidade carente, porém receptiva e motivada."

A articuladora do projeto, a enfermeira Tânia Mara da Silva, 43 anos, conta que está na unidade há nove anos e tem um vínculo emocional muito grande com a comunidade. "Preparamos a festa para eles, mas quem se diverte somos nós."

A Rainha da Primavera do ano passado, Bernardete de Sá, 62 anos, é moradora da Vila Icaraí e participa do programa há sete anos, por ter hipertensão. "Vou passar minha faixa com muita satisfação", comenta. Para a dona de casa Rosalina Maria de Souza, 55 anos, o programa é uma oportunidade de aproveitar melhor a terceira idade. "Com todas essas atividades de lazer, me curei da depressão", afirma.

Serviço: A Festa da Primavera ocorre hoje, a partir das 13 horas, no ginásio da Escola Municipal Maria Marli Piovezan, na Rua Velcy Bolívar Grando, no Uberaba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]