Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balneabilidade

Praias têm 21 pontos liberados para banho e 21 em alerta

Pela nova sinalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, onde bandeira amarela significa que local está pronto para banho, desde que não tenha chovido forte no período de 24 horas antes

Bandeira amarela será a novidade na sinalização de balneabilidade nessa temporada | Dênis Ferreira Netto / Sema
Bandeira amarela será a novidade na sinalização de balneabilidade nessa temporada (Foto: Dênis Ferreira Netto / Sema)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou nessa sexta-feira (17) o primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2011. Além do resultado, o secretário da pasta, Jorge Callado, também explicou a mudança no sistema de informação aos veranistas.

Nessa temporada, além das bandeiras azuis e vermelhas, que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho, haverá também a bandeira amarela, que é de alerta. Ou seja, o local estará liberado para a entrada no mar, desde que não tenha chovido forte no período de 24 horas antes. Já as chuvas de baixa intensidade e garoas não interferem nas condições de banho. "As chuvas mais intensas acabam levando para o mar todo tipo de resíduo, desde a sujeira das cidades, até fezes de animais, resíduos orgânicos acumulados em rios e nas fossas sépticas que transbordam", explica o secretário.

Dos 44 pontos monitorados nas praias do Paraná, 21 estão com bandeira azul (liberados para banho), 21 com bandeira amarela (liberados desde que não tenha chovido forte 24 horas antes) e dois com bandeira vermelha (impróprios). Os dois pontos onde o banhista não deve entrar no mar são em Matinhos, próximo ao Mercado de Peixes, e em Guaratuba, na Praia de Caieiras, próximo à Rua Frederico Nascimento.

A orientação é para, quando as condições não forem próprias, que a população não entre no mar numa faixa de 100 metros (o equivalente a aproximadamente uma quadra ou 100 passos) tanto do lado esquerdo, quando do direito de onde estiver a bandeira. Entre as doenças que podem ser causadas pelo contato com água contimanada estão gastroenterites, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Há também risco de doenças mais graves, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Nessa temporada, a análise volta a ser feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão ligado à Sema. O procedimento utilizado na avaliação faz comparativo entre as últimas cinco amostras coletadas nos 44 pontos analisados semanalmente. É considerado impróprio para a recreação o ponto que apresentar resultado superior a duas mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 milímetros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 milímetros.

Rios

Além do Litoral e das praias artificiais do Lago de Itaipu, na Região Oeste, a Sema também vai monitorar nessa temporada a balneabilidade do Rio Paranapanema, na cidade de Primeiro de Maio, Região Norte do estado.

No Litoral, dos cinco pontos de rios monitorados, um está próprio para banho, três em alerta e um impróprio. Está com bandeira azul o ponto do Rio do Nunes, em Antonina. Estão em alerta os dois pontos monitorados no Rio Nhundiaquara e no Rio Marumbi, em Morretes. Já a Ponta da Pita, em Antonina, está com bandeira vermelha.

No Lago de Itaipu, todos os 16 pontos monitorados estão liberados. Assim como o da cidade de Primeiro de Maio.

Confira no mapa a situação de cada um dos pontos analisados

Balneabilidade - Verão 2010/2011

Em breve, mais informações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.