• Carregando...
Bandeira amarela será a novidade na sinalização de balneabilidade nessa temporada | Dênis Ferreira Netto / Sema
Bandeira amarela será a novidade na sinalização de balneabilidade nessa temporada| Foto: Dênis Ferreira Netto / Sema

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou nessa sexta-feira (17) o primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2011. Além do resultado, o secretário da pasta, Jorge Callado, também explicou a mudança no sistema de informação aos veranistas.

Nessa temporada, além das bandeiras azuis e vermelhas, que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho, haverá também a bandeira amarela, que é de alerta. Ou seja, o local estará liberado para a entrada no mar, desde que não tenha chovido forte no período de 24 horas antes. Já as chuvas de baixa intensidade e garoas não interferem nas condições de banho. "As chuvas mais intensas acabam levando para o mar todo tipo de resíduo, desde a sujeira das cidades, até fezes de animais, resíduos orgânicos acumulados em rios e nas fossas sépticas que transbordam", explica o secretário.

Dos 44 pontos monitorados nas praias do Paraná, 21 estão com bandeira azul (liberados para banho), 21 com bandeira amarela (liberados desde que não tenha chovido forte 24 horas antes) e dois com bandeira vermelha (impróprios). Os dois pontos onde o banhista não deve entrar no mar são em Matinhos, próximo ao Mercado de Peixes, e em Guaratuba, na Praia de Caieiras, próximo à Rua Frederico Nascimento.

A orientação é para, quando as condições não forem próprias, que a população não entre no mar numa faixa de 100 metros (o equivalente a aproximadamente uma quadra ou 100 passos) tanto do lado esquerdo, quando do direito de onde estiver a bandeira. Entre as doenças que podem ser causadas pelo contato com água contimanada estão gastroenterites, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Há também risco de doenças mais graves, como hepatite A, cólera e febre tifóide.

Nessa temporada, a análise volta a ser feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão ligado à Sema. O procedimento utilizado na avaliação faz comparativo entre as últimas cinco amostras coletadas nos 44 pontos analisados semanalmente. É considerado impróprio para a recreação o ponto que apresentar resultado superior a duas mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 milímetros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 milímetros.

Rios

Além do Litoral e das praias artificiais do Lago de Itaipu, na Região Oeste, a Sema também vai monitorar nessa temporada a balneabilidade do Rio Paranapanema, na cidade de Primeiro de Maio, Região Norte do estado.

No Litoral, dos cinco pontos de rios monitorados, um está próprio para banho, três em alerta e um impróprio. Está com bandeira azul o ponto do Rio do Nunes, em Antonina. Estão em alerta os dois pontos monitorados no Rio Nhundiaquara e no Rio Marumbi, em Morretes. Já a Ponta da Pita, em Antonina, está com bandeira vermelha.

No Lago de Itaipu, todos os 16 pontos monitorados estão liberados. Assim como o da cidade de Primeiro de Maio.

Confira no mapa a situação de cada um dos pontos analisados

Em breve, mais informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]