• Carregando...
 | Divulgação/BPMA
| Foto: Divulgação/BPMA

Diversos pombos foram apreendidos neste domingo (9) por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), durante uma competição internacional de tiro. Os responsáveis foram identificados e responderão por crimes ambientais. As equipes chegaram até o local onde era realizado o evento após uma denúncia anônima.

“Uma competição na qual sempre se usam discos ou pratos, eles estavam utilizando pombas”, relatou à Agência Estadual de Notícias o tenente Marcos César Paluch, oficial de Relações Públicas do Batalhão de Polícia Ambiental. “Quando chegamos, encontramos várias aves, algumas ainda vivas e outras mortas, já que o torneio havia começado na sexta-feira [7]”, completou.

Ao todo, foram 227 pombos apreendidos. Alguns com lesões e ferimentos, provavelmente por causa de disparos de arma de fogo. Outras aves foram encontradas em um depósito do clube, além de 91 animais já mortos.

Ainda de acordo com Paluch, esta prática é considerada crime ambiental. “A Lei de Crimes Ambientais, de 1998, proíbe qualquer tipo de atividade que envolva a morte de animais sem autorização de autoridade competente. Domingo ocorreriam as finais do torneio, mas elas foram interrompidas. Quem ganhou foi o meio ambiente”, afirmou.

Segundo o tenente, as empresas, os responsáveis pelo evento e os participantes responderão por crimes ambientais e estarão sujeitos a multas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a investigações pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]