• Carregando...
EDUCAÇÃO – ESCOLA – SALA DE AULA – ALUNOS – VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS – CRIAÇAS USANDO MASCARA – ALUNOS EM SALA DE AULA – PROFESSORES EM SALA DE AULA – QUADRO NEGRO –
O projeto segue para a sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que regulamenta o uso dos chamados “precatórios do Fundeb” e de seu antecessor, o Fundef, para o pagamento dos profissionais do magistério na educação básica da rede pública de ensino.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

De acordo com informações do Senado, a Justiça já deu várias decisões que determinam que a União deve corrigir os valores destinados ao Fundeb e essa complementação pode ser feita por meio de precatórios. Com a lei aprovada, esses valores serão repassados para funcionários da educação básica. Esse montante tem caráter indenizatório e não será incorporado aos salários.

Os profissionais que poderão ser beneficiados são os do magistério da educação básica “que estavam no cargo, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, durante o período em que ocorreram os repasses a menos do Fundef (1997-2006), Fundeb (2007-2020) e Fundeb permanente (a partir de 2021); e os aposentados que comprovarem efetivo exercício nas redes públicas escolares nesses períodos, ainda que não tenham mais vínculo direto com a administração pública, e os herdeiros, em caso de falecimento dos profissionais”, informou o  Senado.

O rateio entre os profissionais contemplados terá de ser especificado em projetos que ainda serão discutidos e aprovados por estados, municípios e pelo Distrito Federal.

O relator do PL 556/2022 foi o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). O projeto que passou no Senado já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados e segue para a sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro (PL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]