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Símbolo do aumento do poder de compra promovido pelo Plano Real, o frango retomou o posto de fonte barata de proteína na mesa do brasileiro. E por um preço – mesmo que momentaneamente – abaixo do praticado há 12 anos. Há redes de supermercados vendendo o produto, em promoções rápidas, a R$ 0,99 o quilo, um centavo abaixo do preço do início do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na média, o preço caiu 30% nos últimos dois meses – de R$ 2,40 para cerca de R$ 1,60 o quilo.

A queda é provocada pela superoferta do produto no mercado interno, gerada pela redução das exportações. Nos últimos dois meses, os embarques recuaram mais de 30%, de 240 mil para 160 mil toneladas. Isso é resultado da queda do consumo nos países importadores, por causa da gripe aviária, e do embargo à carne brasileira, inclusive a de frango, imposta por alguns países depois da confirmação de focos de febre aftosa nos rebanhos bovinos de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Nesta sexta-feira, a rede de supermercados Pão de Açúcar vendeu o frango a R$ 0,99. A estimativa é de que as oito lojas da rede em Curitiba tenham vendido um total de 36 toneladas do produto.

Na quarta-feira, as duas lojas curitibanas do Extra Hipermercados, que faz parte do mesmo grupo, também reduziram por um dia o quilo do frango para R$ 0,99. O preço em dias normais varia de R$ 1,69 a R$ 1,99. Na quarta, foram vendidos 40 mil quilos do produto, o dobro do normal.

A assessoria de imprensa do Grupo Pão de Açúcar informou que a queda do preço resulta de fatores conjunturais e do fato de que a empresa negocia grandes volumes. "Os dois primeiros meses do ano apresentam alta de vendas, tanto em carne bovina quanto em aves. Contudo, em março, devido à baixa mais acentuada dos preços, começamos a observar uma migração do consumo.

Comparadas ao mesmo período do ano passado, as vendas de carnes mantêm os mesmos patamares. Em contrapartida, o faturamento do segmento de aves pode apresentar aumento de mais de 50% sobre março de 2005", diz Wilson Barquilla, diretor comercial de carnes e aves do Grupo Pão de Açúcar.

Domingos Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), afirma que os supermercados que vendem o quilo do frango abaixo de R$ 1,25 – o preço de custo nos abatedouros – estão bancando o prejuízo para atrair clientes usando a ave como "âncora". "Esses preços muito baixos são irreais e voltarão ao normal em três semanas", prevê Martins.

Os abatedouros de frango do Paraná estão reduzindo sua produção em 20%, com o objetivo de estancar a queda dos preços. Com 8,5 mil granjas e 30 frigoríficos, o estado é o maior produtor e segundo exportador de frango. Segundo Martins, um fator que ameniza as perdas do setor é a queda do preço do milho e da soja, insumos da ração.

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